- Publicidade -

Empresa dinamarquesa desenvolve interruptor que ensina crianças a pouparem energia

O interruptor de luz que poupa energia, criado pela empresa dinamarquesa Onzo, foi desenvolvido especificamente para as crianças. O interruptor se transforma à medida que a luz é deixada acesa, para ensinar economia de energia aos pequeninos.

Aumentar a consciência da geração mais jovem sobre o consumo de energia irá ajudar os efeitos das mudanças no futuro. Focar em iluminação é uma maneira simples de envolvê-los. Tio, nome dado ao invento desenvolvido pela empresa dinamarquesa Onzo, permite que as crianças demonstrem seus conhecimentos de economia de energia para as suas famílias, sem deixar de incentivar o seu papel como "Campeões de energia" da casa.

- Publicidade -

O conceito do “interruptor de luz que poupa energia” tem como objetivo sensibilizar as crianças em relação à energia que elas consomem. A energia mostra sua personalidade através de “rostos” que aparecem no interruptor de luz. O caráter vai se tornando progressivamente bravo quanto mais tempo as luzes permanecem acesas. Esse display de emoção irá incentivar as crianças a desligarem as luzes quando não houver necessidade, por exemplo, durante o dia, ou quando não estiverem presentes no cômodo. 

Se ficar ligada menos de uma hora a expressão é feliz e a luz do interruptor permanece verde, mas se a luz for deixada ligada por mais de quatro horas ele se assusta e fica amarelo e se o morador da casa se atrever a deixar a luz acesa por mais de oito horas, o interruptor se zanga e fica todo vermelho.

O interruptor de luz montado na parede se comunica com um computador para registrar o comportamento de iluminação da criança. Um aplicativo da web permite que a criança acompanhe seu desempenho de iluminação ao longo do tempo. O Tio relaciona o uso da iluminação com tópicos significativos para as crianças de como a energia afeta as árvores, animais e o meio ambiente local. Isso não só torna o consumo de energia mais compreensível para a criança, mas também mostra o efeito que a economia de energia pode ter em sua vida, engajando as crianças a darem sua contribuição pessoal para reduzir o consumo de energia.

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -