- Publicidade -

Retrospectiva 2010 – A Onda Verde

As invenções tecnológicas que seguiram a linha do ecologicamente correto estiveram em destaque durante 2010. As novidades são de todos os tipos: carros elétricos, casas certificadas, maneiras práticas de aproveitar e obter energia limpa.

As invenções tecnológicas que seguiram a linha do ecologicamente correto estiveram em destaque durante 2010. As novidades são de todos os tipos: carros elétricos, casas certificadas, maneiras práticas de aproveitar e obter energia limpa e diversas novidades e criações feitas para reduzir o impacto ambiental que as tecnologias costumam causar no planeta.

- Publicidade -

Os transportes merecem atenção especial no meio de tantas tecnologias. Muitos fabricantes buscaram criar modelos híbridos ou somente movidos a energia elétrica. Esse passo é importante para que qualquer nação consiga atingir suas metas de redução nas emissões de gases de efeito estufa, já que os combustíveis fósseis, normalmente utilizados nos meios de transporte, contribuem significativamente para o aumento do aquecimento global.

Alguns modelos não poluentes estão à venda ou em processo de fabricação, outros ainda são apenas conceitos, que podem se tornar realidade nos próximos anos. A capital francesa, Paris, deu recentemente um exemplo às outras nações, investindo em um sistema de locação de automóveis elétricos parecido com o modelo que a cidade já efetua ao locar bicicletas.

As construções certificadas também merecem destaque. A busca por empreendimentos construídos dentro dos padrões de responsabilidade ambiental e social aumenta a cada dia. Somente no Brasil, 219 edifícios passam atualmente pelo processo de obtenção do selo LEED, oferecido mundialmente pelo Green Building Council.

Além das certificações existem ideias internacionais de construção de cidades sustentáveis, totalmente planejadas para usarem somente energia limpa que elas mesmas produzem. Masdar City, cidade que está em fase de construção em Abu Dhabi, é um exemplo dessa arquitetura recheada de tecnologias e inovações “verdes”.

- Publicidade -

Outro destaque brasileiro ficou por conta da capital paranaense. A cidade de Curitiba, que é constantemente lembrada por sua preocupação com a melhora na qualidade de vida de seus habitantes, foi eleita a capital mais verde da América Latina. O estudo foi feito pela empresa alemã Siemens e analisou as condições ambientais em 17 grandes cidades latino-americanas, incluindo as metrópoles: São Paulo, Rio de Janeiro e Bogotá.