- Publicidade -

Conceito de cobertura para estacionamento gera energia para carros elétricos

Desenvolvido pelo designer Neville Mars, o estacionamento conceito conhecido como “Floresta Solar” tem a finalidade de coletar energia do sol para abastecer veículos elétricos, além de fornecer sombra para os carros.

Com mais e mais pessoas reconhecendo o problema das questões ambientais, empresas e designers estão constantemente pensando em novas ideias que promovam o uso de energia limpa. Os designers industriais sempre sonharam com a possibilidade de estacionamentos movidos a  energia solar que não somente recarregam  seu carro com energia limpa, mas também geram eletricidade pela iluminação natural.

- Publicidade -

Desenvolvido pelo designer Neville Mars, como o nome sugere, o conceito traz estruturas parecidas com árvores. O projeto “floresta solar” consiste em ‘árvores’ que são feitas de folhas fotovoltaicas, cuja única finalidade é coletar energia solar. No tronco de cada árvore tem uma tomada de energia que é usada para recarregar veículos elétricos. Além de fornecer carga, a energia fotovoltaica das folhas também fornece sombra para os carros.

Os estacionamentos de carros do futuro serão, definitivamente, muito mais do que apenas áreas de estacionamento para os nossos veículos.

Muitos dos aspectos mais desagradáveis da vida urbana são causados pelos carros, tanto para o condutor, como para a própria cidade. Grandes extensões sufocantes de asfalto nas cidades contribuem fortemente para o efeito de ilhas de calor urbana, enquanto os carros também se tornaram insuportavelmente quentes no verão nestes desertos urbanos.

Otimizando os painéis fotovoltaicos a invenção culminou em um formato de folha. Embora nunca tenha sido intencionalmente concebido para imitar a forma de uma árvore, os painéis rotadores seguem o caminho do sol durante todo o dia – bem como girassóis – absorvendo a luz enquanto também proporcionam o sombreamento ideal para os carros. Apesar de todos os carros estacionados se beneficiarem do sombreamento, os veículos elétricos podem carregar suas baterias diretamente se conectando às "árvores solares".

- Publicidade -

O Solar Tree também pode ser utilizado para relaxar sob as árvores em um ótimo ambiente livre de estresse, além de melhorar consideravelmente o aspecto da paisagem urbana.

Confira o vídeo

[VIDEO:floresta_solar]

- Publicidade -

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter