desenvolvimento

 

Nova York transforma o “maior lixão do mundo” em parque gigante

Postado em 21/01/2011 às 14h32
Foto aérea do Parque Fresh Kills (Imagem:Divulgação)
 

O distrito de Staten Island, na metrópole americana de Nova York, se tornou exemplo mundial ao transformar o enorme lixão de Fresh Kills em um parque maior que o tradicional e famoso Central Park.

A transformação na paisagem é impressionante. O lixão, fechado em 2001, costumava receber diariamente mais de 25 mil toneladas de resíduos, de todos os tipos. No total, a área chegou a servir de depósito para 150 milhões de toneladas de lixo, que amontoados alcançavam 50 metros.

Hoje a realidade é totalmente diferente. Repleto de área verde, a transformação foi total e o maior lixão do mundo, que antes era um problema para os moradores, se transformou em lazer e diversão. Para que a revitalização acontecesse foi preciso estabelecer, primeiramente, a qualidade do terreno, construir um canal que proporcionasse a vazão do gás metano, liberado pela decomposição do lixo, e instalar uma camada de plástico usada para extrair o chorume.

O processo não acaba por aí, técnicos ainda vão levar três décadas observando as condições do parque e cuidando da saúde dos frequentadores. A estrutura do parque é repleta de atrativos, como 65 quilômetros de trilhas, quadras esportivas, parques e espaços destinados a algumas atividades náuticas de pequeno porte, como o caiaque e passeio de pedalinho. A previsão é de que ele seja liberado para o público ainda neste ano.

A exemplo de Nova York, o Brasil também possui imensos lixões. A diferença entre os dois países é que o maior lixão daqui não virou parque. Localizado em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, o Jardim Gramacho recebe diariamente sete mil toneladas de lixo.

A situação da área carioca foi tema do documentário Lixo Extraordinário, do artista plástico Vick Muniz, mostrando que o descarte de resíduos ainda é um problema no Brasil. Enquanto os Estados Unidos encaminham 32% do lixo orgânico para a compostagem, o Brasil envia apenas 2%. Na Europa os números são ainda mais exemplares, com países alcançando até 50%.

A cidade de São Paulo é a maior produtora de resíduos do Brasil, com 18 toneladas diárias, o equivalente a 1,6 quilo por pessoa. Isso comprova que o Brasil produz mais lixo individual do que a China, que produz 1,5 quilo por pessoa. As informações são do Planeta Sustentável.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

Leia também
 




  • 1 comentários
  • 40
  • Compartilhar:
Envie o seu comentário
tamires

SIM E O RESTO DO LIXO FOI PRA ONDE???

00
 
 

desenvolvimento

últimas notícias

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Receba notícias no seu email

agenda sustentável

PUBLICIDADE

+ lidas

  1. Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET
  2. 8 maneiras de fazer um jardim vertical
  3. Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do “Lar Doce Lar”
  4. 5 maneiras de fazer artesanato com jornal
  5. 10 enfeites natalinos sustentáveis para você fazer
  6. Dica: Como fazer uma árvore de natal reutilizando garrafas PET
  7. Decoradora premiada trabalha exclusivamente com garrafas PET

enquete

Você trocaria o seu livro por um e-book?

Sim, é fácil de se comprar, mais barato e posso ler em qualquer lugar.
Não, nada pode ser comparado ao papel em minhas mãos.
Não, eu gosto de colecionar meus livros em casa.
Eu prefiro pegar livros emprestados na biblioteca.
Apenas em alguns casos.
PUBLICIDADE

programas