mídia e negócios

 

Empresários apostam nas sacolas ecológicas para lucrar sem agredir o meio ambiente

Postado em 11/02/2011 às 10h28
A indústria das sacolas ecológicas cresce em média 50% ao ano l Imagem: Quality Embalagens
 

As sacolas plásticas são grandes vilãs da natureza, isso todo mundo sabe. O tema, inclusive, foi usado em campanhas de conscientização governamental e em projetos de lei. O Grupo Pão de Açúcar registrou na última quarta-feira (9) mais 2,2 milhões de unidades de sacolas retornáveis comercializadas em suas redes de super e hipermercados apenas em 2010, cerca de 50% a mais que em 2009. Diante desse cenário surgiu outro negócio lucrativo e ambientalmente correto: a indústria das sacolas ecológicas.

Enquanto o mundo se arma na luta contra as sacolas plásticas, empresários investiram em alternativas sustentáveis e hoje colhem os resultados. O programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, da TV Globo, mostrou recentemente a evolução desse mercado no estado de São Paulo.

O empresário Edizan Dias é um dos exemplos desse novo mercado. Há 24 anos ele trabalha com brindes personalizados. Porém, em 2007 quando a sustentabilidade começou a ganhar mais espaço na mídia e tomar grandes proporções nas ações pessoais ele decidiu fabricar sacolas retornáveis de algodão e de lona.

O investimento inicial, de apenas R$ 15 mil reais – quantia considerada baixa para um novo negócio -, rendeu frutos e hoje representa 90% do faturamento total da empresa. A esperança é de que os lucros só aumentem nos próximos anos. As chances de que isso aconteça são muitas, já que os estados têm se organizado para minimizar o uso de sacolas plásticas nos comércios, com o intuito de diminuir os impactos causados por esse material na natureza.

Outro exemplo é o do empresário Cleyton Braga, que apostou nas sacolas feitas com papel reciclado. O alto investimento na compra da máquina gigante usada na fabricação das sacolas também é recompensado por uma margem de lucro de 45%. O paulistano explica que mesmo que o item custe o dobro do preço das sacolas de plástico, o apelo ecológico é mais forte e compensa o custo mais alto.

O fator importante é que enquanto o plástico leva cem anos para se decompor, o papel reciclado faz o mesmo processo em apenas uma semana. O cuidado com o meio ambiente está presente também durante o processo de fabricação. Prova disso foi o cuidado com a escolha da cola utilizada nas sacolas, que é feita com amido e água, considerada, portanto, ecológica.

As sacolas ecológicas representam uma pequena parte de produtos desenvolvidos com tecnologias que reduzem o impacto do consumo no meio ambiente. Com a sustentabilidade em alta e os trabalhos de conscientização feitos por governos, ONGs e empresas da iniciativa privada, a tendência é de que os negócios ambientalmente corretos ganhem cada vez mais espaço e incentivo no mercado.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

Leia também
 




  • 2 comentários
  • 30
  • Compartilhar:
Envie o seu comentário
rosani oliveira pereira

adorei essa ideia da sacola ecologicas, atraves dessa açao podemos proteger o nosso meio ambiente. Ja estou aderindo essa ideia na minha empresa com a campanha : Eu vou e volto . Em novembro quero da abertura a essa campanha . Mas estou necessitando de apoio e parceiros para que essa campanha seja desenvolvida. o que posso fazer pra inicia-la a campanha ? estou sem condicoes financeiras . Essa idéia para mim é brilhante ! quero contar com o apoio de voces. .

10
geraldo ferreira filho

gostaria de ser seu representante em belo horizonte e regiao como vendedor ou distribuidor tenho coreminas maiores informaçoe pelo fone 31 25652304 ou 31 88961139 grato geraldo ferreira

10
 
 

mídia e negócios

últimas notícias

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Receba notícias no seu email

agenda sustentável

PUBLICIDADE

+ lidas

  1. Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET
  2. 8 maneiras de fazer um jardim vertical
  3. Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do “Lar Doce Lar”
  4. 5 maneiras de fazer artesanato com jornal
  5. 10 enfeites natalinos sustentáveis para você fazer
  6. Dica: Como fazer uma árvore de natal reutilizando garrafas PET
  7. Decoradora premiada trabalha exclusivamente com garrafas PET

enquete

Você trocaria o seu livro por um e-book?

Sim, é fácil de se comprar, mais barato e posso ler em qualquer lugar.
Não, nada pode ser comparado ao papel em minhas mãos.
Não, eu gosto de colecionar meus livros em casa.
Eu prefiro pegar livros emprestados na biblioteca.
Apenas em alguns casos.
PUBLICIDADE

programas