- Publicidade -

Chineses criam dispositivo para limpar água contaminada por petróleo

Um grupo de designers chineses criou o “Oil Cleaning Guard”, com o objetivo de conter e prevenir a poluição ambiental causada por derramamento de petróleo. A criação também é capaz de filtrar a água contaminada.

Um derrame de petróleo é considerado um desastre ambiental extremamente grave. Diante desse perigo e de desastres que ocorreram em diferentes lugares do mundo, um grupo de chineses criou o projeto “Oil Cleaning Guard”, para evitar esses acidentes e conseguir limpas a água de maneira eficiente.

- Publicidade -

É muito melhor prevenir do que remediar mas se por alguma razão uma plataforma de petróleo explodir, vazar ou até mesmo navios petroleiros participarem de algum acidente de transporte, o segundo plano tem que entrar em ação. Neste caso a única opção que resta é a remediação do problema. 

Os incidentes deste tipo se tornaram cada vez mais frequentes. Por isso,  um grupo de designers chineses constituído por Yi Zhao Xiaoyang Tingting Hu, Li Ran e Zhu, se sentiu instigado a criar o conceitual “Oil Cleaning Guard”. Este projeto não pretende somente conter e evitar a propagação de óleo, mas também visa limpar a água simultaneamente. 

Este veículo de ligação pode trabalhar em grupos para evitar que o óleo flutuante se espalhe para outras áreas do ecossistema aquático. Os materiais em fibras, usados na estrutura, tornam o sistema de separação óleo-água ecologicamente correto e eficiente. O conceito foi projetado para conter e prevenir a propagação do petróleo e, ao mesmo tempo limpá-lo do oceano. Este aparelho ainda emite sinais para afastar aves e peixes do local contaminado, para evitar que os impactos do acidente na natureza sejam ainda maiores. 

Embora o seu funcionamento ainda não tenha sido totalmente apresentado pelos chineses, os designers afirmam que o sistema realiza um processo de filtração no local, separando o óleo da água. A ideia ganhou o prestigiado Prêmio Lotus 2010, mas ainda não deixou de ser um projeto.  

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -