- Publicidade -

Americanos criam arranha-céu movido a energia solar

A “Espiral Solar” surgiu como solução para a interrupção dos trabalhos no arranha-céu Chicago Spire, nos Estados Unidos. O escritório de arquitetura Chicago Architectural Club, desenvolveu uma estratégia sustentável para driblar a crise.

A construção da “Espiral Solar” entrou em atividade pela interrupção dos trabalhos no arranha-céu Chicago Spire, nos Estados Unidos. Na ocasião, o escritório de arquitetura Chicago Architectural Club disse, "o estouro da bolha imobiliária deixou muitos arquitetos sem trabalho, e um número de locais em construção dentro da cidade incompleto ou interrompido. No entanto, há oportunidade neste colapso.” 

- Publicidade -

Apesar do aparente desespero do momento, eles detectaram uma nova liberdade para os arquitetos de especular, propor, instigar e agitar uma cidade diferente para explorar novas linguagens para o desenvolvimento local em Chicago, e talvez outras áreas urbanas, o que seria uma solução não apenas para aquele local mas com alguma aplicabilidade a outros em situação semelhante.   

O Solar apareceu com uma nova linguagem de arquitetura com design sustentável, um conceito para o preenchimento urbano. O projeto é uma construção silenciosa e barata de energia solar para uso público ou de negócios que pretende fornecer mais de um megawatt de energia a partir de cinco mil painéis solares. A Espiral Solar é uma usina de energia que serve também como local para realização de conferências e área de exposição. 

Ela pode ser modificada em outros lugares; os arranjos podem variar e abraçar os estratos suburbanos e de negócios da sociedade, cada um com sua escultura única de painéis fotovoltaicos combinando com produção de energia não-invasiva. 

O prédio solar cresce a partir de uma construção com 26m de diâmetro, aproximadamente, que contém os controles da usina no nível mais baixo do edifício. As salas de conferência e auditório estão localizados no subsolo e são abertas para o andar térreo. Exposições, conferências e espaço de recepção ocupam o nível da rua, da qual a espiral solar envolve a galeria do auditório e as áreas de estacionamento. No topo, a construção oferece um telhado verde com acesso ao público. Ao longo da espiral, as janelas de vidro e as passarelas oferecem uma vista para a cidade e o lago. O projeto é uma nova abordagem à concepção sustentável de uso misto. 

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -