vida sustentável

 

Saiba como reutilizar bandejas de isopor

Postado em 29/04/2011 às 16h22
Decore frascos de cozinha reutilizando bandejas de isopor. (Imagem:feflafi.blogspot.com)
 

O isopor está presente em diversos lugares, desde embalagens, até a construção civil passando pela alimentação, quando servem para armazenar  frios ou carnes comprados no mercado ou padaria.

Sua composição tem grande impacto ambiental. O poliestireno, mais conhecido como isopor (na sua forma expandida),  é um material normalmente derivado do petróleo. O isopor também é um material pouco aproveitado pela indústria da reciclagem, resultando assim em uma quantidade grande de descartes.  Muitas cidades têm problemas com este tipo de material, pois seu processo de decomposição é muito lento, ocupando assim muito espaço nos aterros sanitários, saturando-os, diminuindo sua área útil e poluindo o solo.

Para resolver, pelo menos, parte deste problema uma estratégia é o reaproveitamento e o isopor pode ser bastante usado em trabalhos manuais e artesanatos, como comprovado pela dica abaixo.

Materiais:
Guardanapo de papel, bandeja de isopor, cola para decupagem, pincel, cola tridimencional e silicone.

Método:
Recorte o guardanapo estampado do jeito que preferir. Se a intenção é criar uma espécie de azulejo, corte no formato quadricular. Se quiser aproveitar somente a estampa do guardanapo, corte-o contornando o desenho. Feito isso, tire a parte de trás do guardanapo, que geralmente é feito em folha dupla. Corte as bordas da bandeja e cole a figura com cola de decupagem. Esse processo tem que ser feito lentamente para que o papel fique bem aderido ao isopor. Espere secar por 30 minutos.

Depois de seco, passe a cola tridimensional. A colagem será realizada com o próprio tubo, sem auxílio do pincel. Espalhe bem até cobrir toda a peça e espere secar por 72 horas, isso dará maior durabilidade. Ao final, ficará com aspecto vitrificado, como um azulejo que poderá ser colado a uma superfície de vidro, como potes de cozinha,  usando silicone; para decorá-los.

Essa dica foi dada por Zilah Rodrigues para o Mundo Fox. Para assistir o vídeo com o passo a passo, acesse o site

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

Leia também
 




  • 2 comentários
  • 40
  • Compartilhar:
Envie o seu comentário
lydi

é vivendo, lendo e aprendendo, com certeza vou fazer, é uma ótima terapia...

10
lucy

adooooorei tudo!!!!!!!

10
 
 

vida sustentável

últimas notícias

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Receba notícias no seu email

agenda sustentável

PUBLICIDADE

+ lidas

  1. Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET
  2. 8 maneiras de fazer um jardim vertical
  3. Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do “Lar Doce Lar”
  4. 5 maneiras de fazer artesanato com jornal
  5. 10 enfeites natalinos sustentáveis para você fazer
  6. Dica: Como fazer uma árvore de natal reutilizando garrafas PET
  7. Decoradora premiada trabalha exclusivamente com garrafas PET

enquete

Você trocaria o seu livro por um e-book?

Sim, é fácil de se comprar, mais barato e posso ler em qualquer lugar.
Não, nada pode ser comparado ao papel em minhas mãos.
Não, eu gosto de colecionar meus livros em casa.
Eu prefiro pegar livros emprestados na biblioteca.
Apenas em alguns casos.
PUBLICIDADE

programas