vida sustentável

 

Aprenda a fazer uma jardineira com garrafas PET

Postado em 12/05/2011 às 11h40

Veja o passo a passo para fazer sua jardineira de PET l Foto: Revista Artesanato

 

O CicloVivo já ensinou diversas maneiras de como reutilizar garrafas PET (veja aqui). Uma delas é fazer uma jardineira, simples e que pode ser feita em poucos minutos, e que pode servir como uma pequena horta. A jardineira é ideal para quem tem pouco espaço em casa.

Além de você reutilizar uma garrafa de plástico que seria descartada, não gastar dinheiro e reduzir recursos naturais para a produção de um novo produto, você ainda contribui com a saúde da sua família, que pode consumir itens orgânicos de seu próprio cultivo.

Materiais

Duas garrafas PET de no mínimo 2 Litros;
Estilete; Tesoura com ponta fina;
Caneta para CD e
Grampeador, Arame ou Fio de Nylon grosso (neste exemplo será usado o grampeador)

Método

O primeiro passo é cortar as pontas das garrafas, como mostra a imagem na galeria ao lado, e encaixar uma garrafa dentro da outra. Assim, será formado um só recipiente inteiro e fechado.

Para facilitar na hora do corte utilize a caneta (para cd) para desenhar a abertura, o molde de onde exatamente pretender cortar.

Como as partes estão apenas encaixadas você pode também cortá-las separadamente, fica bem mais fácil. Depois encaixe novamente as partes. Verifique se está bem encaixado e reto, e depois grampeie ou fure a embalagem, caso opte por utilizar o arame ou o fio de nylon.

As pontas das duas garrafas, cortadas no início, serão os pés da jardineira. Então, pegue a ponta, posicione no fundo e marque um círculo com a caneta para depois cortar.

Insira a ponta da garrafa no local do furo, para que o local seja coberto. A tampa da garrafa deve ser usada como apoio para mantê-la em pé. Coloque pedras no fundo, para dar maior sustentação e firmeza, coloque dois ou três pés.

Usando a criatividade é possível personalizar a jardineira com diversas pinturas e, com ela pronta, basta só plantar as mudinhas. As informações são da Revista Artesanato.

Redação CicloVivo

Leia também
 




  • 3 comentários
  • 181
  • Compartilhar:
Envie o seu comentário
Isaa [B]EL

Olá , amei a dica de hoje ! Sempre vou estar ligada ás novidades ! Grande abraço.

50
Silvia

Nossa, sou totalmente sem jeito para trabalhos manauis. Não entendi nada. Mas ficou lindo e é uma ótima idéia. Vou pedir para quem sabe fazer e ter uma dessas em casa.

26
Giuliana

Planto cebolinha e alho poró na PET, e eles crescem mais se utilizar a garrafa na vertical. Lembrar de fazer furinhos no fundo da garrafa para drenagem e colocar uma camada de pedrinhas antes da terra. Dá super certo!!!!

82
 
 

vida sustentável

últimas notícias

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Receba notícias no seu email

agenda sustentável

PUBLICIDADE

+ lidas

  1. Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET
  2. 8 maneiras de fazer um jardim vertical
  3. Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do “Lar Doce Lar”
  4. 5 maneiras de fazer artesanato com jornal
  5. 10 enfeites natalinos sustentáveis para você fazer
  6. Dica: Como fazer uma árvore de natal reutilizando garrafas PET
  7. Decoradora premiada trabalha exclusivamente com garrafas PET

enquete

Você trocaria o seu livro por um e-book?

Sim, é fácil de se comprar, mais barato e posso ler em qualquer lugar.
Não, nada pode ser comparado ao papel em minhas mãos.
Não, eu gosto de colecionar meus livros em casa.
Eu prefiro pegar livros emprestados na biblioteca.
Apenas em alguns casos.
PUBLICIDADE

programas