Ter uma alimentação saudável e sustentável envolve diversos cuidados, desde a escolha até a manipulação do alimento. Diante disso, a horta caseira é uma opção barata e totalmente orgânica para a produção dos alimentos vegetais.
Ao contrário do que se pode pensar, não é necessário ter um grande jardim para fazer uma horta, basta ter um pequeno espaço, uma área em que bata sol e disposição para plantar itens diversos. O plantio pode ser feito até mesmo em vasos feitos a partir do reaproveitamento de garrafas PET.
A produtividade da horta irá depender do local escolhido e do cuidado destinado às plantas. Portanto, o ideal é que o terreno seja plano e que receba luminosidade do sol durante a maior parte do dia, assim são evitadas pestes e as plantas crescem mais sadias.
O primeiro foco da atenção deve ser o solo, se o local escolhido para a horta for um vaso profundo, devem ser colocadas pedras para que a água possa escoar. A terra também deve estar rica em nutrientes. Para isso, o ideal é dividir metade da parte em terra e a outra em composto orgânico ou húmus de minhoca, em qualquer um dos locais escolhidos para ao plantio.
A distância entre as plantas irá variar de acordo com a espécie. Para todas elas, no entanto, é necessário cuidar para que o solo não fique muito encharcado, pois quando é colocada muita água as plantas ficam fracas e mais suscetíveis a doenças.
A lista de coisas que podem ser plantadas em uma horta varia de acordo com o seu tamanho e estrutura. Em um apartamento, que recebe bastante luz solar, podem ser plantados: alface, couve, escarola, morango, rúcula, espinafre, salsa, entre outras coisas. Em uma casa a lista é ainda maior, chegando até o chuchu e o maracujá.
Ter uma horta doméstica é a garantia de que os alimentos foram plantados da maneira mais natural possível, sem a interferência de pesticidas ou outros compostos químicos que prejudicam a saúde e o meio ambiente. Com informações do Guia da Horta Doméstica.
Redação CicloVivo
Leia também| Eliel Bragatti - Horta Pronta Online®
Se não quer ter o trabalho inicial de montar sua horta, conheça e adquira sua Horta Pronta®, a Horta que já vem Pronta! Visite o site www.hortapronta.net.br |
40 |
|---|---|
| Emmanuel Marcel M. Favre-Nicolin
Eu realmente estou precisando de montar minha horta, é muito legal! Moro numa área urbana (vitória/ES) onde o reino do carro está nas sua apogeia... Par instalar minha orta, eu preciso, instalar um telhado verda na laje da minha casa. Muita coisa para fazer!! Emmanuel, Blog Vitória Sustentável http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/ |
10 |
| Teresa Cristina
horta caseira |
40 |