- Publicidade -

Comunidade constrói biblioteca com caixas de cerveja

Moradores de Magdeburg, na Alemanha, tiveram o auxílio do escritório de arquitetura alemão Karo para construir uma biblioteca ao ar livre feita com mil caixas de garrafas de cerveja.

Um bairro praticamente abandonado na cidade de Magdeburg, na Alemanha, ganhou nova vida com a construção da biblioteca ao ar livre, que contou com a ajuda dos moradores da comunidade. A matéria-prima usada na edificação foram caixas de garrafas de cerveja.

- Publicidade -

Em 2005, antes do início da construção da biblioteca, muitos bairros da cidade alemã eram caracterizados por plantas industriais abandonadas e terrenos baldios. Além disso, os índices de desemprego estavam altos e muitas pessoas buscavam refúgios em outras cidades.

Esse cenário foi utilizado pelo escritório de arquitetura alemão Karo como ponto de partida para uma intervenção e nova experiência urbanística. Inicialmente a comunidade adaptou uma loja antiga como biblioteca e oficina de construção. Neste espaço os primeiros livros foram recolhidos e surgiram as ideias para transformar o local também.

Com a ajuda dos arquitetos, os próprios moradores construíram a biblioteca ao ar livre, reaproveitando mais de mil caixas de cerveja. A alternativa é duplamente sustentável, primeiro pelo fato de que reaproveitou um material que possivelmente seria descartado e depois por não necessitar de matérias-primas comuns à construção civil e altamente poluentes.

Com ações locais e posteriormente com o apoio governamental, a biblioteca ao ar livre de Magdeburg conseguiu arrecadar 20 mil livros. Além de ser um refúgio para os apaixonados pela leitura, a biblioteca, concluída em 2009, se tornou um centro cultural onde ocorrem eventos comunitários e apresentações de bandas jovens.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

- Publicidade -