- Publicidade -

Uso da madeira é essencial, desde que seja legal

A madeira é um material muito usado na construção civil e também para a fabricação de diversos utensílios. Porém, sua utilização precisa ocorrer de maneira sustentável para evitar desmatamentos e, consequentemente, outros problemas ambientais.

A madeira é um material muito usado na construção civil e também para a fabricação de diversos utensílios. Ela exerce um papel econômico importante para o Brasil, porém sua utilização precisa ocorrer de maneira sustentável para evitar desmatamentos e, consequentemente, outros problemas ambientais.

- Publicidade -

O vice-presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do estado de São Paulo (Sindimasp), Dimitrius Paleologos, explicou alguns dos benefícios do uso da madeira, em comparação a outros materiais. Segundo ele, a primeira questão que deve ser abordada é o fato de que a madeira sequestra carbono, também necessita de menos energia durante o seu processo de manufatura e é um recurso renovável.

Diante dos problemas causados pela extração de madeira, ele acredita que a solução seja o investimento em madeira de procedência legal. Para isso, o Sindimasp criou, em 2009 o projeto “Madeira é Legal”, onde os consumidores são incentivados a optarem pela madeira cuja origem é conhecida, legal e, até mesmo, certificada.

O manejo sustentável é apontado por Paleologos como a maneira ideal para que seja possível utilizar a madeira e ainda se desenvolver de maneira sustentável. Porém, a madeira legal também pode ser obtida a partir de desmatamento. Cabe ao consumidor exigir os comprovantes da origem da madeira, para ter a garantia de que não está cooperando para o desmate ilegal de importantes áreas de floresta nativa brasileira, como a Amazônia, por exemplo.

O “Madeira é Legal” já obteve resultados positivos, mesmo sendo aplicado somente ao estado de São Paulo. A prova disso foi obtida durante a última grande fiscalização feita no estado, em que não foi apreendida uma tora sequer de madeira ilegal. Portanto, existe o interesse de expandir o projeto para outros estados brasileiros e assim cooperar para a redução no desmatamento em todo o território nacional.

- Publicidade -

Acompanhe a entrevista completa com Dimitrius Paleologos no vídeo abaixo.

Thaís Teisen – Redação CicloVivo

- Publicidade -