- Publicidade -

Pequenas turbinas eólicas podem ser instaladas em prédios

A empresa norte-americana AeroVironment está inaugurando uma era de energia eólica urbana, através de uma série elegante de pequenas turbinas silenciosas que evitam a necessidade de uma torre e podem ser instaladas em prédios já existentes.

A empresa norte-americana AeroVironment está inaugurando uma era de energia eólica urbana, através de uma série elegante de pequenas turbinas silenciosas que evitam a necessidade de uma torre.

- Publicidade -

Apelidado de “Architectural Wind”, o sistema integra-se perfeitamente ao parapeito dos edifícios já existentes, tirando proveito da aerodinâmica para capturar o vento. A abordagem inovadora da turbina representa um aumento na produção de energia, e sua montagem modular adaptável torna a instalação muito fácil.

Ao contrário de outros projetos de pequenas turbinas eólicas, esta combina a arquitetura funcional e estética. O método de posicionamento aproveita a aceleração natural na velocidade do vento, resultante das propriedades aerodinâmicas do edifício. Esta velocidade acelerada pode aumentar a geração das turbinas de energia elétrica por mais de 50% em comparação com a geração de energia resultantes de sistemas situados fora da zona de aceleração. As unidades elegantes e modulares também operam com menos ruído e vibração, em relação aos projetos de turbinas convencionais.

"O Architectural Wind foi projetado para ser instalado facilmente no parapeito dos edifícios, operando à vista de todos como um complemento atraente da arquitetura. Além disso, com base em seu design, as turbinas eólicas rodam a baixas velocidades de vento, resultando em uma forma de ‘arquitetura cinética’ para a geração de energia limpa. Trabalhando sozinho ou em conjunto com outras tecnologias de energia renovável, a Architectural Wind é projetada para oferecer um retorno sobre investimento com custo por kW de capacidade instalada”, informa o site da empresa.

As instalações têm pouco ou nenhum impacto estrutural sobre os edifícios existentes e são facilmente escaláveis para começar a gerar energia a partir de 6KW. Cada módulo pesa aproximadamente 90 quilos, mede 1,2m de altura por 1,2 de largura, e possui uma tela de proteção contra pássaros. 

- Publicidade -

Redação CicloVivo

- Publicidade -