tecnologia verde

 

SP testa ponto de ônibus sustentável e interativo

Postado em 01/11/2011 às 16h55

São Paulo ganhará um ponto de ônibus ecológico com conexão Wi-Fi, painéis solares interativos e uma lixeira que “aplaude” quando alguém joga lixo. | Imagem: Fabio Stachi / flickr

 

A cidade de São Paulo ganhará um ponto de ônibus ecológico e interativo. A partir da próxima quinta-feira (10) começam os testes para instalar um ponto com conexão Wi-Fi, painéis solares interativos e uma lixeira que “aplaude” quando alguém joga lixo.  

Chamados de e-ponto, o sistema ainda terá climatizador para ajudar a limpar o ar e umidificar o ambiente, isso deve diminuir o desconforto no local. Já a iluminação inteligente será ativada apenas quando for detectada a presença de pessoas no ponto de ônibus. A tecnologia será instalada em uma parada no cruzamento da Avenida Paulista com a rua Consolação.

O painel interativo terá uma tela sensível ao toque e através dele será possível permitir a consulta das linhas de ônibus. A lixeira terá um sinal sonoro, que emite o som de aplausos quando alguém joga o lixo no lugar correto.

Inicialmente, a conexão Wi-Fi (sem fio) só dará acesso à internet para informações do próprio ponto de ônibus e informações autorizadas pela prefeitura, posteriormente, a empresa SPTrans pretende abrir a consulta aos outros sites.

O sistema ainda terá um mecanismo que transformará o movimento dos ônibus que passam pela avenida em energia. A empresa responsável pelos serviços de tecnologia, a Tetis Engenharia e Tecnologia, instalará todos os equipamentos nesta semana, inclusive, câmeras para tentar inibir o vandalismo. Em fase de teste, as tecnologias ficarão no local por trinta dias. Com informações de O Globo e Agência T1.

Leia também
 




  • 2 comentários
  • 121
  • Compartilhar:
Envie o seu comentário
cardoso

Acredito que numa região bem controlada como a da Av.Paulista, possa funcionar muito bem, mas em se tratando de regiões com maior indice de vandalismo como as periferias, muito improvável. Tem também a questão de manifestações publicas na região em questão, que seria um ponto negativo. Mas a intenção é muito boa.

10
Débora

Não é querer ser pessimista, mas acho que na primeira semana some tudo...Há muito vandalismo, num país como o Brasil é difícil implantar ideias boas como essa! Mas a intenção é boa, tomara que de certo!

30
 
 

tecnologia verde

últimas notícias

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Receba notícias no seu email

agenda sustentável

PUBLICIDADE

+ lidas

  1. Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET
  2. 8 maneiras de fazer um jardim vertical
  3. Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do “Lar Doce Lar”
  4. 5 maneiras de fazer artesanato com jornal
  5. 10 enfeites natalinos sustentáveis para você fazer
  6. Dica: Como fazer uma árvore de natal reutilizando garrafas PET
  7. Decoradora premiada trabalha exclusivamente com garrafas PET

enquete

Você trocaria o seu livro por um e-book?

Sim, é fácil de se comprar, mais barato e posso ler em qualquer lugar.
Não, nada pode ser comparado ao papel em minhas mãos.
Não, eu gosto de colecionar meus livros em casa.
Eu prefiro pegar livros emprestados na biblioteca.
Apenas em alguns casos.
PUBLICIDADE

programas