- Publicidade -

Polo BlueMotion é eleito o "Carro Verde do Ano 2012"

O Volkswagen Polo BlueMotion foi eleito o "Carro Verde do Ano 2012", uma das principais categorias do prêmio Carro do Ano, o mais tradicional e disputado da indústria automobilística brasileira, organizado pela Revista Autoesporte, da Edito

O Volkswagen Polo BlueMotion foi eleito o "Carro Verde do Ano 2012", uma das principais categorias do prêmio Carro do Ano, o mais tradicional e disputado da indústria automobilística brasileira, organizado pela Revista Autoesporte, da Editora Globo. É o segundo ano consecutivo em que a marca é reconhecida por oferecer modelos com baixo consumo de combustível e de emissões de poluentes. Em 2010, o Gol Ecomotion foi nomeado "Carro Verde do Ano 2011".

- Publicidade -

Fabricação sustentável

Diferenciada, a categoria "Carro Verde do Ano" leva em consideração o desempenho da empresa e de seu produto sob o ponto de vista ambiental. O Polo BlueMotion se destacou pela sua eficiência energética e também por utilizar materiais fibras de PET reciclado nos carpetes do assoalho e isoladores acústicos fabricados com sobras de tecido.

A votação de um júri especializado em meio ambiente e sustentabilidade leva em conta os métodos adotados pela marca em sua linha de montagem. Nos últimos quatro anos, por exemplo, a Volkswagen reduziu em aproximadamente 25% o consumo de energia por veículo produzido.

Além disso, a Volkswagen recicla 95% de todos os resíduos gerados na produção do Polo BlueMotion e, atualmente, todos os modelos fabricados pela marca no Brasil são Total Flex (bicombustíveis).

- Publicidade -

Polo BlueMotion é cerca de 15% mais econômico

Equipado com o motor VHT 1.6 Total Flex de até 104 cv, o Polo BlueMotion é uma versão do Polo Hatch especialmente desenvolvida pela Volkswagen objetivando a eficiência no consumo e nas emissões de gases. O resultado é uma redução de cerca de 15% nos níveis de consumo de combustível e de emissões.

Para isso, o Polo BlueMotion utiliza materiais de alta resistência que o tornam 24 kg mais leve em comparação com as demais versões do Polo hatch. Com apenas 1.093 kg, o Polo BlueMotion tem autonomia média (cidade/estrada) de 16,5 km/l com gasolina e de 11,4 km/l com etanol, de acordo com a norma NBR 7024.

- Publicidade -

O Polo BlueMotion conta com uma série de outros diferenciais, que vão desde a grade dianteira mais fechada, para melhorar a aerodinâmica, ao uso de pneus "verdes", que oferecem menor resistência ao rolamento. A suspensão é 15 mm mais baixa que a versão normal, reduzindo a área frontal. O câmbio foi modificado, tendo as suas relações alongadas, fazendo o motor trabalhar em regime de rotações mais baixo, economizando combustível.

O mapeamento do motor também foi alterado, para se adaptar às relações de marcha mais longas. Outra particularidade do BlueMotion é o uso do sistema de direção com assistência eletro-hidráulica, que reduz a potência consumida do motor.

Na linha 2012, o Polo teve seu visual atualizado e passou a contar com faróis de interior escurecido. A grade ganhou acabamento em preto brilhante, com o logotipo "BlueMotion", e os para-choques tiveram sua forma alterada proporcionando um visual mais "clean".

Sistema E-Flex

A adoção do sistema de partida a frio E-Flex, que dispensa o uso do "tanquinho" de gasolina na partida a frio, é outra novidade no Polo BlueMotion 2012. Aquecedores posicionados junto aos bicos injetores de combustível entram em ação em baixas temperaturas, aquecendo o etanol para facilitar o processo de combustão. Para acionar o E-Flex, basta um giro na chave de ignição para o sistema funcionar automaticamente.