- Publicidade -

Como fazer uma árvore de natal reutilizando garrafas PET

A técnica é fácil, econômica e ambientalmente correta, em todos os sentidos.

Quando o plástico é depositado em lixões, ele gera diversos problemas, um dos principais é a queima indevida e sem controle. Quando dispostos em aterros dificultam sua compactação e prejudicam a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, pois criam camadas impermeáveis que afetam as trocas de líquidos e gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica.

- Publicidade -

Portanto, sua redução, remoção ou eliminação do lixo são uma das principais metas que devemos seguir. A separação de plásticos do restante do lixo traz uma série de benefícios à sociedade, como o aumento da vida útil dos aterros, geração de empregos, economia de energia, além disso, inúmeros objetos podem ser criados a partir da reutilização deste material.

Para ajudar a minimizar esse problema o CicloVivo ensina como fazer uma árvore de natal reutilizando garrafas PET.

Material

– Garrafas PET, de preferência na cor verde

- Publicidade -

– Um cabo de vassoura ou um galho de mesmo diâmetro

– Vela

– Fósforo

- Publicidade -

– Tesoura

– Faca

Método

1º passo: Recorte o fundo da garrafa. Para facilitar, faça o primeiro furo com o auxílio de uma faca. Em seguida faça cortes longitudinais (tiras), de mais ou menos dois centímetros de largura cada, até a curva da garrafa (em cima), próximo ao gargalo. Faça o mesmo nas outras garrafas. A quantidade escolhida dependerá do tamanho que a árvore terá.

2º passo: pegue a garrafa cortada, segure uma tira e passe na vela conforme indicado no vídeo, fazendo três marcas; em cada extremidade e no meio. Faça o mesmo procedimento em todas as tiras de todas as garrafas. O plástico vai ficar preto na parte queimada, mas para limpar basta passar um pano que sairá a sujeira.

3º passo: pegue um vaso com terra e finque o cabo de vassoura ou o galho. A seguir, coloque as garrafas no cabo, de ponta cabeça (pelo gargalo) até a altura desejada. Para dar um aspecto mais natural recorte as tiras para que as garrafas da base sejam maiores que as da ponta da árvore.

Enfeite como quiser.

A dica é de Luciano Magalhães – COMURG Goiânia / Imagens: Blog Sonho de Artesanato.