mídia e negócios

 

Programa CicloVivo fala sobre a certificação FSC

Postado em 01/02/2012 às 11h24

O Programa CicloVivo entrevistou Fabiola Zerbini, secretária executiva do FSC Brasil. Durante o bate-papo foram apresentadas as certificações fornecidas pela organização e demonstrados os benefícios de optar por produtos que tenham o selo e a garantia de serem originários de manejos sustentáveis.

O FSC existe desde 1993 e foi criado na Alemanha a partir da preocupação com a preservação de florestas em todo o mundo. Desde então, o selo ganhou credibilidade e se espalhou pelo mundo, como símbolo de compromisso com os três pilares da sustentabilidade.

O Conselho de Manejo Florestal Brasil (FSC Brasil) é uma organização não-governamental, cujo conselho diretor é formado por institutos especializados na área ambiental, econômica e social, todos voltados para o cuidado com as florestas.

Existem dois tipos de certificações oferecidas pela ONG. A primeira é a Certificação de Manejo Florestal, que garante a qualidade do manejo da floresta. Ela pode ser utilizada em produtos madeireiros ou não madeireiros, como óleos, sementes e castanhas. O segundo tipo é a Certificação Cadeia de Custódia, que garante a origem da matéria-prima florestal.

Optar pelo selo FSC traz benefícios tanto aos produtores rurais, como aos consumidores e principalmente à natureza. Para os produtores a madeira certificada pode render mais lucros por sua acessibilidade ao mercado internacional. Além disso, aplicando as técnicas ideais de manejo da floresta o desperdício é reduzido e a produtividade aumenta consideravelmente. Já os consumidores têm a garantia da qualidade e da origem do produto que estão investindo, bem como a certeza de que não estão contribuindo com o desmatamento.

Confira o programa na íntegra:

 




  • 1 comentários
  • 20
  • Compartilhar:
Envie o seu comentário
Joelson

Parabéns pela matéria em video sobre o FSC. Nossos cumprimentos à Fabiola pela importantíssima participação e pelas explicações sobre o esquema de certificação florestal que mais cresce no mundo todo. Joelson Souza - Rama Global

00
 
 

mídia e negócios

últimas notícias

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Receba notícias no seu email

agenda sustentável

PUBLICIDADE

+ lidas

  1. Saiba como fazer uma horta caseira reutilizando garrafa PET
  2. 8 maneiras de fazer um jardim vertical
  3. Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do “Lar Doce Lar”
  4. 5 maneiras de fazer artesanato com jornal
  5. 10 enfeites natalinos sustentáveis para você fazer
  6. Dica: Como fazer uma árvore de natal reutilizando garrafas PET
  7. Decoradora premiada trabalha exclusivamente com garrafas PET

enquete

Você trocaria o seu livro por um e-book?

Sim, é fácil de se comprar, mais barato e posso ler em qualquer lugar.
Não, nada pode ser comparado ao papel em minhas mãos.
Não, eu gosto de colecionar meus livros em casa.
Eu prefiro pegar livros emprestados na biblioteca.
Apenas em alguns casos.
PUBLICIDADE

programas