- Publicidade -

Arquiteto francês constrói casa contêiner em apenas três dias

O arquiteto francês Patrick Partouche aproveitou contêineres usados para construir uma casa luxuosa de dois andares. A construção está localizada na França, e foi montada em apenas três dias. A opção é uma alternativa às casas pré-fabricadas.

© Manuel Djamdjian / Patrick Partouche Architecture

O arquiteto francês Patrick Partouche aproveitou contêineres usados para construir uma casa luxuosa de dois andares. A construção está localizada na cidade de Lille, ao norte da França, e foi montada em apenas três dias. A opção é uma alternativa para às casas pré-fabricadas.

- Publicidade -

Para o arquiteto, esta possibilidade é como a realização de um sonho, que permite a produção de casas mais eficientes, baratas e que estão de acordo com o pensamento sustentável, em que todas as questões sociais, econômicas e ambientais podem ser consideradas.

A casa, que possui 240 metros quadrados, foi construída a partir de oito contêineres, previamente equipados com isolamento térmico e acústico. O piso térreo concentra a sala de estar, cozinha, garagem, banheiro e lavanderia. No segundo pavimento estão três quartos, um escritório, um banheiro, um lavabo e um possível dormitório para visitas.

Os contêineres foram dispostos lado a lado, sendo quatro deles em cada andar. Para que a casa tomasse forma eles passaram por modificações, que incluem a abertura de portas internas e revestimento em madeira, que deixaram o interior parecido com o de uma residência comum.

As aberturas normais dos contêineres foram mantidas e funcionam como grandes janelas, que permitem maior aproveitamento da luminosidade e ventilação naturais. A estética aplicada à decoração é contemporânea, mas mantém traços industriais, que combinam com a essência da utilidade tradicional dos grandes recipientes de armazenamento. Os elementos decorativos foram criados com folhas de recipientes reciclados.

- Publicidade -

O projeto se preocupou com a eficiência energética da construção e, ainda assim, alcançou um recorde na rapidez com que foi construído. O próximo ideal do arquiteto é expandir a produção para alcançar o nível industrial.

 

Redação CicloVivo

- Publicidade -