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Protótipo de carro elétrico de Fórmula 1 é apresentado no Reino Unido

Um grupo formado por dez empresas internacionais se juntou para levar o conceito de automóveis elétricos às pistas de fórmula 1. O protótipo foi apresentado recentemente no Reino Unido e conta com alta tecnologia.

Um grupo formado por dez empresas internacionais se juntou para levar o conceito de automóveis elétricos às pistas de fórmula 1. O protótipo foi apresentado recentemente no Reino Unido e conta com alta tecnologia para que o carro alcance o desempenho necessário para as pistas da categoria automobilística.

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O modelo, que ainda é um conceito, foi chamado de B12/69EV. Ele é capaz de atingir até 320 km/h, em versão totalmente elétrica. Entre as tecnologias implantadas no protótipo os grandes destaques são a bateria estrutural, um sistema de carregamento instalado na suspensão, para aproveitar os movimentos do carro, e o uso de captura de energia sem fio.

A bateria é uma novidade construída pela BAE Systems, que vem sendo pensada, estudada e projetada desde 2010 por cientistas ingleses. Ela é construída utilizando níquel, no lugar do íon-lítio, pois ele é compatível com o carbono usado na fabricação das peças. Assim, o equipamento pode ser construído em qualquer formato e faz a vez de muitas peças estruturais.

O procedimento é um ganho grande, pois descarta a necessidade de armazenar uma bateria tradicional, que deixaria o carro mais pesado, fato importante no setor automobilístico.

A suspensão regenerativa deve ser crucial para que o B12/69EV realmente passe a ser produzido. Os sistemas são instalados na suspensão e aproveitam todos os movimentos de oscilação do carro para transformar esta energia cinética em eletricidade.

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Uma das empresas envolvidas no projeto, a HaloIPT, tem trabalhado em um sistema wireless de abastecimento. Ele funcionaria através do uso de bobinas de cobre, instaladas no assoalho do carro, que estariam em sintonia com bobinas semelhantes, instaladas na pista. Assim, os carros de corrida poderiam terminar a prova sem ter que parar nos boxes para o abastecimento.Com informações de Inovação Tecnológica.

Redação CicloVivo

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