- Publicidade -

Grécia proíbe animais selvagens em circos

A Grécia seguiu os passos da Bolívia e anunciou a proibição de animais selvagens em circos. Assim, torna-se o primeiro país europeu a impedir o maltrato e uso de animais em negócios circenses.

O governo grego assume e proíbe o uso de qualquer animal não-humano em circos. Assim, a Grécia se torna o primeiro país europeu a proibir o uso de animais, "selvagens" ou não, em circos e em espetáculos semelhantes.

- Publicidade -

Esta medida ocorreu graças a uma campanha da Animal Defenders International (ADI) e Greek Animal Welfare Fund (GAWF), apoiado por mais de 50 grupos de animalistas locais em toda a Grécia. Tudo começou com o lançamento de uma série de campanhas na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. As ações utilizaram folhetos, cartazes e banners, além de um DVD que continha uma investigação sigilosa de dois anos e meio feita pela ADI.

Em julho de2011, o Peru proibiu o uso de animais no circo, comumente considerados como "selvagens", depois de uma campanha desta organização. Os governos dos EUA, Brasil, Chile e Equador ainda estão considerando essas medidas e agora o governo do Reino Unido também está sendo pressionado. Outros países como a Áustria, embora a legislação não permita o uso de animais "selvagens", ainda não atingiram o mesmo ponto que a Grécia. Casos semelhantes acontecem em Portugal, Croácia e Dinamarca, cujos esforços estão orientados para a eliminação progressiva destes tipos de espetáculos.

Os circos são apresentados como uma forma de diversão e entretenimento, mas a realidade vivida pelos animais dentro e fora do circo é completamente diferente. Para os animais de circo, esta "vida" é uma vida de escravidão e trabalho forçado. Os animais vivem em uma prisão como meros objetos de exploração, sem o direito de serem livres. Recebem choques elétricos, espancamentos, castigos severos e punições para "ensinar" o que fazer no número circense.

Além disso, os bichos sofrem um estresse insustentável porque nunca deixam suas jaulas, suportam viagens intermináveis e têm seu caráter natural constantemente reprimido. Também, em muitos casos os animais são retirados de seus locais de origem (África, Ásia, América do Sul), separando-os de suas famílias para abandoná-los em qualquer canto quando envelhecem e ficam "inúteis" para o negócio.

- Publicidade -

A melhor maneira de não apoiar esta forma de escravizar e torturar animais, bem como não recorrer a este tipo de circo e informar as pessoas ao seu redor, é apoiar circos sem animais, como os espetáculos do Le Cirque du Soleil, Circo Imperial e Fern Street, por exemplo. Com informações da Askekintza Liberacción Animalista.

                                                                                                                                           Foto: Imgbr – Le Cirque du Soleil

- Publicidade -

Redação CicloVivo