- Publicidade -

Arquitetos planejam construir edifícios em madeira

Impulsionado pelo desejo de encontrar alternativas seguras, neutras em carbono e sustentáveis para os materiais estruturais históricos do mundo urbano, o canadense Michael Green escreveu sobre a viabilidade de construir edifícios em madeira.

Impulsionado pelo desejo de encontrar alternativas seguras, neutras em carbono e sustentáveis para os materiais estruturais históricos do mundo urbano, Michael Green, diretor da Michael Green Architecture, escreveu sobre a viabilidade, altamente antecipada, de construir edifícios em madeira, The Case for Tall Wood Buildings.

- Publicidade -

O documento de 200 páginas encoraja arquitetos, engenheiros e designers a mudarem o pensamento convencional, demonstrando que a madeira é um material viável para edifícios altos e largos, expondo seus benefícios ambientais e econômicos.

O coautor Green, explica: "Para reduzir e conter as emissões de gases de efeito estufa e encontrar soluções verdadeiramente sustentáveis ​​para a construção, temos de olhar para os fundamentos da nossa forma de construir – do interior das grandes estruturas dos edifícios urbanos aos detalhes do desempenho energético. Precisamos procurar por grandes soluções para o clima de hoje, as necessidades habitacionais, ambientais, econômicas e do mundo."

Edifícios pequenos (mais ou menos entre quatro a 12 andares – dependendo do país) e arranha-céus ao redor do mundo têm sido predominantemente construídos em concreto e aço, dois materiais que serviram bem ao seu propósito. No entanto, na era desafiadora das mudanças climáticas, é imperativo que nós revolucionemos a indústria da construção civil, como mostra o relatório ao revelar que "a produção de concreto representa aproximadamente 5% das emissões mundiais de dióxido de carbono, o dominante gás de efeito estufa. Em essência, a produção e transporte de concreto representam mais de cinco vezes a pegada de carbono da indústria aérea como um todo”.

O documento apresenta uma nova maneira de construir edifícios altos com um material renovável, durável e forte que é fabricado pela natureza. Quando colhida com responsabilidade, a madeira pode ser a melhor opção para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e armazenamento de carbono em nossos edifícios.

- Publicidade -

O estudo introduz um novo modelo de construção para edifícios altos, conhecidos como ‘Finding the Forest Through the Trees’ (FFTT). Esta solução estrutural utiliza painéis de madeira maciça para alcançar uma pegada de carbono mais leve do que o concreto e sistemas de aço, funcionalmente equivalentes. O documento reconhece os preconceitos em relação às construções em madeira maciça, em contrapartida ele mostra que estas estruturas de madeira são capazes de atender as necessidades de segurança de fogo e da vida, enquanto permanece dentro das condições do custo competitivo de mercado.

O sistema FFTT é um sistema predominantemente de madeira com um elevador de madeira maciça central (e escada) e lajes de madeira. As vigas de aço são usadas ​​para fornecer a ductilidade no sistema para tratar forças do vento e sismo. O concreto tem sido utilizado nas áreas abaixo do grau da estrutura. Arquitetonicamente, este sistema permitiria, plantas de assoalho aberto mais flexíveis e paredes mais finas.

Por fim, Green planeja desenvolver uma torre de madeira de 30 andares em Vancouver como uma tentativa de demonstrar as possibilidades e as vantagens da construção em madeira maciça para edifícios pequenos (6-12 andares) e edifícios altos (mais ou menos 30 andares). Ele também acredita que a continuação deste trabalho irá um dia resultar na possível construção em madeira maciça para edifícios ainda mais altos.

- Publicidade -

Green publicou os resultados de sua pesquisa em um documento aberto que pode ser revisto na íntegra, em inglês, aquiCom informações do ArchDaily.

Redação CicloVivo