- Publicidade -

Google e James Cameron querem extrair minérios de asteroides

O co-fundador e o presidente do Google, Larry Page e Eric Schmidt, juntamente com o cineasta James Cameron, anunciaram que estão financiando um empreendimento para extrair metais preciosos de asteroides que orbitam perto da Terra.

O co-fundador e o presidente do Google, Larry Page e Eric Schmidt, juntamente com o cineasta James Cameron, anunciaram na última terça-feira que estão financiando um empreendimento para extrair metais preciosos de asteroides que orbitam perto da Terra.

- Publicidade -

Inicialmente eles darão foco às vendas de sondas robóticas de custo extremamente baixo para levantamento de missões, conforme anunciado pela empresa Planetary Resources, com sede em Washington, EUA.

Uma missão de demonstração ao redor da Terra é esperada para ser lançada dentro de dois anos, disseram os co-fundadores da Planetary Recources Peter Diamandis e Eric Anderson.

Em um prazo de cinco a dez anos, no entanto, a empresa espera avançar com a venda de plataformas de observação em órbita ao redor da Terra e serviços de prospecção.

O intuito da gigante da internet é perfurar alguns dos milhares de asteroides que passam relativamente perto da Terra e extrair as suas matérias-primas. Em apenas um asteroide, de aproximadamente 30 metros de comprimento, por exemplo, pode ser extraído cerca de R$ 94 bilhões em platina, na cotação atual, disse um porta-voz da empresa.

- Publicidade -

Porém, nem todas as missões voltariam com metais preciosos e minerais para a Terra. A companhia também planeja retirar a água dos asteroides para abastecer depósitos de combustível em órbita, que poderiam ser usados ​​pela NASA e outras agências espaciais para missões robóticas e humanas.

O pagamento real, que acontecerá em décadas, virá de asteroides de mineração capazes de prover metais do grupo da platina e minerais raros. "Se você olhar para trás, historicamente o que fez com que a humanidade fizesse seus maiores investimentos na exploração e no transporte, foi ir atrás de recursos”, disse Diamandis.

Além dos bilionários do Google, PageeSchmidt, e docineastaCameron, os investidores da empresa Planetary Resources incluem Charles Simonyi, um dos criadores do software da Microsoft e os fundadores do Google, K. Ram Shriram e Ross Perot Jr. Com informações do Mail Online.

- Publicidade -