- Publicidade -

Case para notebook aproveita energia solar para recarregar gadgets

O Kuaray é uma pasta para guardar notebooks equipada com um sistema de captação da energia solar. A proposta é uma opção sustentável para os amantes da tecnologia, pois permite gadgets sejam recarregados em qualquer hora e local.

O Kuaray é uma pasta para guardar notebooks equipada com um sistema de captação da energia solar. A proposta é uma opção sustentável para os amantes da tecnologia, pois permite que computadores e gadgets sejam recarregados em qualquer local, independente da rede de energia elétrica.

- Publicidade -

O conceito foi idealizado pelo designer industrial Ruben Freire, que teve cuidado até mesmo na escolha do nome. Kuaray significa sol na língua guarani e serve como homenagem ao astro que fornece a energia necessária para o funcionamento do sistema.

A criação de Freire é um pouco diferente dos modelos tradicionais em que são usadas as placas fotovoltaicas. O Kuaray é equipado com um painel elástico solar, com uma bateria de íon-lítio, capaz de armazenar boa parte da energia captada para uso posterior.

O designer também optou por materiais que fossem feitos com o intuito de reduzir ao máximo o impacto ambiental do produto. Portanto, na criação foram usadas partículas orgânicas de plástico, latas de refrigerante descartadas e milho, que tornam boa parte do produto reciclável.

O plástico usado no equipamento é uma das partes mais intrigantes, ele é feito com a resina biodegradável Mirel, produzida desde 2006 por uma gigante agrícola, chamada Archer Daniels Midland. Esta foi a primeira empresa a provar que o polihidroxialcanoatos, uma forma de ocorrência natural de poliéster, poderia ser produzido usando organismos recombinantes em um processo de fermentação biológica.

- Publicidade -

O Kuaray ainda pode ser usado para alimentar outros dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, mp3 e outros equipamentos de baixo consumo energético. Para aumentar a capacidade de abastecimento, o carregador pode ser fixado em qualquer janela, para que fique diretamente exposto ao sol. Com informações do TreeHugger.

Redação CicloVivo

- Publicidade -