- Publicidade -

Derretimento de gelo na superfície da Groenlândia chega a 97%

Nos primeiros dias de julho cientistas da NASA registraram o maior derretimento na superfície de gelo da Groenlândia já visto nos últimos 30 anos. O cenário trágico foi registrado por três satélites independentes e causou espanto nos pesquisadores.

Nos primeiros dias do mês de julho cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) registraram o maior derretimento na superfície de gelo da Groenlândia já visto nos últimos 30 anos. O cenário trágico foi registrado por três satélites independentes e causou espanto nos pesquisadores.

- Publicidade -

Segundo informações da NASA, todos os anos a Groenlândia perde metade da sua superfície de gelo, por um processo natural de derretimento. Nos locais mais altos a água facilmente volta a congelar. No entanto, na região de encosta boa parte do derretimento acaba se perdendo no oceano.

Neste ano o degelo na superfície chegou a 97%. Os números deixaram os pesquisadores alarmados, mas ainda não se sabe qual deve ser a influência deste evento em relação ao nível do mar.

Son Nghiem, analista da NASA, foi quem recebeu os dados da Indian Space Research Organisation e se surpreendeu com os números apresentados. “Este cenário era tão extraordinário que no começo eu questionei o resultado: foi realmente isto ou houve um erro de dados?”, explicou.

Assim o pesquisador se viu obrigado a conferir as informações com base em outras coletas. Os equipamentos da NASA confirmaram a incidência de temperaturas excepcionalmente altas e o degelo extenso sobre a superfície de gelo.

- Publicidade -

A fusão se espalhou rapidamente, já que em oito de julho os registros marcavam perda de 40% da camada de gelo. Apenas quatro dias depois, os níveis já haviam subido para 97%. O evento coincidiu com uma grande onda de ar quente que passou pela Groenlândia e por lá ficou durante três dias. Com informações da NASA.

Redação CicloVivo

- Publicidade -