- Publicidade -

Arquiteto francês projeta edifício com vasos de bambu na fachada

A Tower Flower (Torre Flor, em português) foi construída na França e reserva uma visão inovadora a todos aqueles que passam pelo edifício parisiense. A maior parte da fachada do prédio é coberta por vasos em que crescem bambus.

A Tower Flower (Torre Flor, em português) foi construída na França, em 2004, e reserva uma visão inovadora a todos aqueles que passam pelo edifício parisiense. A maior parte da fachada do prédio é coberta por vasos em que crescem bambus.

- Publicidade -

O projeto é do arquiteto Eduard François, com a proposta de dar um tom verde ao prédio residencial instalado em meio a um mar de concreto que é a capital francesa. A ideia deu certo. Os 380 vasos espalhados pela fachada levam um ar de floresta aos moradores locais.

A arquitetura do prédio é bastante tradicional, sem grandes aplicações tecnológicas ou inovações em termos de design. No entanto, o uso do bambu oferece uma visão totalmente diferente do edifício. Os ambientes internos ficam mais frescos, por conta da vegetação, e a iluminação natural passa pelas folhas do bambu, contribuindo para uma economia energética.

Os bambus são dispostos em vasos instalados em fileiras ao redor do prédio. O espaçamento não é uniforme e à primeira vista parece que os vasos estão no limite das sacadas, prontos para cair a qualquer vento mais forte. Porém, este perigo está descartado, já que os vasos de mais de um metro estão incorporados à estrutura.

O bambu é um importante aliado às estratégias de absorção dos gases de efeito estufa. As florestas de bambu retêm 70% mais CO2 que as árvores comuns, além disso, ele tem crescimento rápido e pode ser usado como matéria-prima para diversas produções. Com informações do Inhabitat.

- Publicidade -

Redação CicloVivo