- Publicidade -

Petrobras é multada devido a vazamento de óleo na praia de Maresias em SP

O vazamento de óleo na praia de Maresias, em São Sebastião, rendeu uma multa de 92.218,44 reais a cada um dos responsáveis. O valor deverá ser pago pela Petrobrás e a Cooperativa de Transportes Rodoviários.

O vazamento de óleo na praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte do Estado de São Paulo, rendeu uma multa de 92.218,44 reais a cada um dos responsáveis. O valor deverá ser pago pela Petrobrás e a Cooperativa de Transportes Rodoviários.

- Publicidade -

O acidente ocorreu na última quinta-feira (6) quando uma carreta da Petrobras tombou na SP-55 (Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego). O óleo se espalhou e chegou ao córrego Canto do Moreira, localizado ao sul da praia de Maresias.

Para remover o óleo um trecho de 800 metros quadrados da praia foi interditado. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que aplicou a multa, recolheu areia, vegetação e água contaminada para verificar a gravidade do impacto ambiental.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito, a análise dos materiais recolhidos é feita pela prefeitura do município. Existe a possibilidade de ainda haver contaminação no local. "Os trabalhos de contenção devem continuar pelo menos por mais 15 dias. Verificamos a olho nu que ainda há fração de óleo vazando para o mar", afirma o secretário.

Hipólito acredita que a interdição não é suficiente. Devido a sujeira e o cheiro forte que continua na praia, ela deveria ser considerada imprópria para o banho pela Cetesb. "Há óleo no mar, então não se pode permitir que os banhistas entrem na água. A nossa orientação é de que as pessoas não entrem no mar. Além disso, o odor forte também continua", afirmou. Com informações do G1.

- Publicidade -

Redação CicloVivo