- Publicidade -

Mais de 80% dos recifes de corais brasileiros foram destruídos em 50 anos, diz estudo

O estudo “Monitoramento de recifes de corais no Brasil” constatou que, nos últimos 50 anos, o litoral do Brasil perdeu cerca de 80% dos recifes de corais devido à exploração e à poluição marítima.

O estudo “Monitoramento de recifes de corais no Brasil”, elaborado pela Universidade Federal de Pernambuco e pelo Ministério do Meio Ambiente, constatou que, nos últimos 50 anos, o litoral do Brasil perdeu cerca de 80% dos recifes de corais devido à exploração e à poluição marítima. O relatório ainda diz que os corais existentes estão ameaçados de extinção por causa das mudanças climáticas.

- Publicidade -

O documento é focado nos recifes de corais desde a costa nordeste do Rio Grande do Norte até o litoral sul da Bahia, e é baseado em pesquisas elaboradas anteriormente, que relacionam a redução dos corais ao aumento da temperatura da água, à pesca predatória e à poluição do mar.

O estudo foi iniciado em 2002 e terminou no ano passado, sob a coordenação de Beatrice Padovani, professora do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Segundo a pesquisadora, boa parte da extração de corais no Brasil também está associada à produção de materiais de construção no País. "Até a década de 1980, houve muita extração de corais para fabricação de cal no país. Essa remoção era feita com explosivos. Só houve uma redução após a criação de leis específicas", declarou Beatrice ao jornal O Estado de S. Paulo.

O relatório deverá ser apresentado nesta segunda-feira (24), em Natal, durante o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. O estudo ainda alerta que fenômenos climáticos, como o El Niño, passarão a ser cada vez mais comuns nos oceanos e os corais serão diretamente atingidos. “Os recifes que vão sofrer mais serão aqueles em pior estado de conservação, afetados pela poluição, e que podem ser afetados por doenças", afirmou a especialista.

O estudo estima que 27% dos recifes de coral do mundo já foram degradados irreversivelmente. Também indica que, no ritmo atual, previsões apontam que uma perda semelhante ocorrerá nos próximos 30 anos.

- Publicidade -

O monitoramento de recifes de coral é especialmente importante devido à correlação encontrada entre eventos de branqueamento, fenômeno que vem danificando os recifes de coral no mundo todo, e mudanças climáticas globais.

Clique aqui para ler o relatório na íntegra. Com informações do Estadão.

- Publicidade -