- Publicidade -

Biblioteca sustentável é inaugurada para combater analfabetismo em cidade holandesa

Com mais de 15 mil livros no acervo, o complexo bibliotecário de Spijkenisse, na Holanda, acaba de ser inaugurado e vai aplicar políticas sustentáveis de gerenciamento.

Com mais de 15 mil livros no acervo, o complexo bibliotecário de Spijkenisse, na Holanda, acaba de ser inaugurado e vai aplicar políticas sustentáveis de gerenciamento, promovendo eventos de conscientização ambiental e utilizando sistemas de reaproveitamento de água e de eficiência energética.

- Publicidade -

O Library Quarter é um pequeno bairro que acaba de ser inaugurado na cidade de holandesa. Construído pelo estúdio de arquitetura MVRDV e inaugurada na última quinta-feira (4), o complexo levou cerca de dez anos para ser concluído, e abriga a Book Mountain, a pirâmide de vidro em que ficam os 15 mil livros do acervo.

O conceito da Book Mountain é literalmente esse: uma “montanha de livros” fincada no meio das 40 residências de Library Quarter. Além da biblioteca, o local também abriga um centro de educação ambiental, áreas de convivência, auditórios, escritórios comerciais e um mercado.

A Book Mountain é contornada por uma estante de 480 metros de comprimento. As placas de vidro transparente da estrutura expõem totalmente as prateleiras da biblioteca, e foram desenvolvidas justamente para convidar as pessoas a apreciarem os livros, já que Spijkenisse registra uma taxa de analfabetismo em torno de 10%. Para atrair a atenção dos moradores da cidade, todo o projeto de Library Quarter faz referências às tradicionais fazendas da Holanda.

A marca rural do país também está estampada na estante de livros, que foi produzida com vasos holandeses reciclados.  O material de reciclagem é à prova de fogo, e a estante parece acompanhar os passos dos visitantes por todo o edifício. No topo da pirâmide, está ainda instalado um café, em que os visitantes têm a vista panorâmica da região.

- Publicidade -

Para reduzir a emissão de carbono, a biblioteca não possui ar condicionado, mas conta com um sistema de ventilação natural que mantém a temperatura agradável. Nos dias frios, o aquecimento da pirâmide fica por conta de um sistema que armazena o calor, instalado no subsolo da Book Mountain. Com informações do The Atlantic Cities.

Redação CicloVivo

- Publicidade -