3 dicas de brinquedos reciclados para as crianças
26 de Fevereiro de 2013 • Atualizado às 15h11

Qualquer objeto pode virar brinquedo nas mãos de uma criança, o que conta é a imaginação e a brincadeira. Já que o objetivo é se divertir, uma ótima sugestão para o dia das crianças é deixar a garotada fabricar os seus próprios brinquedos utilizando materiais reciclados ou sucatas que seriam descartados no meio ambiente.

Para fazer da sua casa uma verdadeira oficina de brinquedos, o CicloVivo separou três dicas para você transformar objetos obsoletos em brinquedos divertidos.

Currupio de botão. Materiais necessários: barbante ou fio encerado de um metro de cumprimento e um botão grande.

Para montar basta passar o fio pelos buracos e unir as extremidades com um nó. Para brincar, segure firme uma das pontas, e gire a outra mão para enrolar o fio. Quando o fio estiver bem enrolado, basta esticar e afrouxar as pontas conforme mostra o vídeo. Este é o modelo mais simples.

Para fazer o modelo que produz som serão necessários quatro tampinhas de garrafas PET, barbante ou fio encerado, miçangas ou pedrinhas e fita adesiva. Peça para um adulto fazer dois furos nas tampinhas com auxílio de um prego quente. A seguir passe o fio pelos furos de maneira que as tampinhas fiquem organizadas alternadamente, uma para cima e outra para baixo. Una as extremidades com um nó. Coloque as miçangas ou as pedrinhas nas tampinhas do meio, feche-as com fita adesiva. Neste caso, quando o brinquedo estiver girando em velocidade ele produzirá um barulhinho.

Este brinquedo é indicado para crianças de quatro anos e desenvolve coordenação motora e ritmo.

Pé de lata. Materiais necessários: barbante 1,2 metros e duas latas.

Faça dois furos na lata logo abaixo da boca. Um em cada extremidade. Passe o barbante pelos furos e una as extremidades com um nó bem forte. Feche a tampa. Se a criança quiser dar um toque pessoal, ela pode pintar a lata, colar figurinhas e adesivos. Faça o mesmo procedimento na outra lata.  Para brincar, basta colocar as latas no chão e se equilibrar em cima delas segurando as cordas. Quando a criança estiver preparada basta coordenar os movimentos para que ela consiga andar em cima da lata e até mesmo apostar uma corrida de obstáculos com os amiguinhos. Certifique-se de que a corda esteja bem amarrada.

Este brinquedo é indicado para crianças a partir de cinco anos e desenvolve coordenação motora e equilíbrio. Para fazer um modelo mais encrementado assista o vídeo aqui.

Vai e vem. Materiais necessários: duas garrafas PET de dois litros, tesoura, barbante ou corda de varal com um metro de cumprimento, fita adesiva colorida, quatro pregadores de roupa.

Para montar, limpe a garrafa e retire os rótulos. Recorte as duas garrafas PET mais ou menos na altura da metade do local onde fica o rótulo e encaixe as garrafas deixando os bicos nas extremidades. Depois de encaixadas, pegue dois barbantes e passe pelo meio das garrafas (sem tampa). A próxima etapa é construir o puxador do brinquedo, que será feito com o pregador. Enrole uma das pontas do fio em um pregador e passe a fita adesiva para que não se solte. Repita o procedimento nas outras três pontas. Depois de prender os pregadores, prenda também as garrafas. Para isso basta usar as fitas adesivas. Aproveite este momento para decorar sua garrafa, enfeitando seu brinquedo da maneira mais criativa, dando um toque pessoal. O vai e vem está pronto.

Este brinquedo é indicado para crianças a partir de quatro anos e desenvolve a coordenação motora e estimula a prática de exercício. Confira o passo a passo neste vídeo

Com informações do Educar para Crescer e Revista Nova Escola.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter



Faça você mesmo

institucional capa | quem somos | cadastre-se | sugestão de pauta | como anunciar | contato
canais meio ambiente | tecnologia | arquitetura | mídia e negócios | desenvolvimento | vida sustentável | cidadania | bike | faça você mesmo | vídeos

CicloVivo - Plantando notícias | Todos direitos reservados 2014.