- Publicidade -

5 santuários ecológicos brasileiros que você precisa conhecer

As regiões conhecidas como parques nacionais, santuários ou reservas ecológicas são áreas verdes protegidas e preservadas pelo governo.

O site Guia Viagens Brasil ranqueou cinco santuários ecológicos brasileiros que você não pode deixar de conhecer. A primeira colocação ficou com Curitiba, seguida por Ilha de Marajó, Fernando de Noronha, Parque Nacional da Serra Geral e Cânion do Xingó.

- Publicidade -

As regiões conhecidas como parques nacionais, santuários ou reservas ecológicas são áreas verdes protegidas e preservadas pelo governo, sendo assim, esses locais não podem ser devastados ou desmatados em nenhum momento pelo homem.

Curitiba foi o principal destaque, principalmente por se tratar de uma área urbana. Quem gosta de natureza tem muitas opções na cidade. O Bosque Capão da Imbuia abriga o Museu de História Natural, onde se desenvolvem pesquisas sobre o meio ambiente. Uma das principais atrações é a trilha de 400 metros, Caminho de Araucárias.


Parque Municipal do  Passaúna, Curitiba l Foto: Flickr / hp_cwp / Creative Commons 2.0

A região também abriga o Parque Iguaçu, Parque do Trabalhador, Parque Municipal do Passaúna, Parque São Lourenço que fica às margens do Rio Belém. Já o Passeio Público é o parque mais antigo da capital paranaense. O local é considerado santuário ecológico em pleno centro da cidade, possui desde grutas e lagos até a ponte pênsil.

- Publicidade -


Parque Iguaçu, Curitiba l Foto: Flickr / Ramadés Manosso / Creative Commons 2.0

Veja abaixo alguns detalhes de outras regiões que abrigam santuários, reservas e parques ecológicos:

Ilha de Marajó (PA) – Fauna e flora fazem da ilha um lugar privilegiado para admirar as espécies sul-americanas. Guarás vermelhos, papagaios, anacondas, flamingos róseos e mesmo uma raça local de cavalos, os marajoaras, encontraram refúgio no local.

- Publicidade -


Foto: Flickr / Nao Lizuca  / Creative Commons 2.0


Foto: iStock Photo

Arquipélago de Fernando de Noronha (PE) – Ao norte de Fortaleza, está a antiga base militar brasileira que é hoje um exemplo de preservação ambiental. Com sua natureza selvagem, suas praias de areia fina, a ilha é um santuário para as tartarugas e os golfinhos.


Foto: Flickr / Murilo Cardoso / Creative Commons 2.0


Foto: Flickr / Crystin Cruz / Creative Commons 2.0

Parque Nacional Serra Geral (RS) e (SC) – É possível encontrar na região o puma americano, também chamado de leão-baio, raposas, graxains, gambás, tatus, entre outros ameaçados de extinção.


Cânion Itambézinho l Foto: Flickr / Valdney Pimenta / Creative Commons 2.0


Parque Nacional da Serra Geral – Cânion Fortaleza l Foto: Wikimedia Commons

Cânion do Xingó (SE) – Ele está localizado ao norte da cidade de Salvador, no estado de Sergipe. Oferece pequenas ilhas acessíveis subindo o rio, por onde os pássaros fazem seus ninhos. Os viajantes também podem conhecer a cidade próxima de Piranhas, inscrita no patrimônio mundial da Unesco pela sua arquitetura e sua vista.


Foto: Ricardo Junior / Guia Viagens Brasil


Foto: Flickr / Glauco Umberlino / Creative Commons 2.0

Confira também: 10 paisagens inacreditáveis e que merecem ser preservadas