- Publicidade -

Além de educativos, os trabalhos manuais de reciclagem são momentos de diversão para as crianças. Pensando nisso, o CicloVivo separou a dica dada pelo blog do Instituto Kautsky de uma brincadeira muito divertida, feita fácilmente com materiais reciclados.

- Publicidade -

O nome do jogo é cai-não-cai, e funciona assim: cada jogador tira uma vareta por rodada, mas não pode deixar as tampinhas caírem. Aquele que deixar cair menos tampinhas, ganha o jogo.

Materiais

2 garrafas PET de 2 litros; palitos de churrasco; tintas guache; tampinhas de garrafas PET; pirogravo, ou objeto com ponta que possa ser aquecido; tesoura; e estilete.

- Publicidade -

Corte o bocal de uma das garrafas PET e o fundo da outra garrafa, que servirá de tampa para o brinquedo.

Usando o pirogravo, ou outro objeto com ponta que possa ser aquecido, faça vários furinhos em volta da garrafa PET cortada (faça em fileiras horizontais, para ficar mais fácil). Atenção, um adulto deve fazer este passo pois há risco das crianças se queimarem.

Pinte os palitos de churrasco com as tintas guache. O ideal é variar nas cores. Deixe secar.

- Publicidade -

Para montar o jogo é só “espetar” os palitos nos furinhos e colocar diversas tampinhas de garrafa em cima. Depois tampe com a tampa de PET.

Para brincar cada jogador tem que tirar um palito por rodada, sem deixar cair as tampinhas. Aquele que deixar cair menos tampinhas, ganha o jogo.

As fotos e informações são do Instituto Kautsky.