- Publicidade -

A agricultura urbana promove inúmeros benefícios que são sentidos, não apenas por quem a cultiva, mas por toda a comunidade ao seu entorno. O fotógrafo canadense Luke Keegan é a prova disso. Ele decidiu transformar o gramado em frente à sua casa em uma horta e viu sua relação com a cidade crescer juntamente com os seus vegetais.

- Publicidade -

A inspiração para que ele desse início ao projeto pessoal veio após um caso que envolveu um casal canadense. De acordo com as normas locais de Oakland, no Canadá, 70% do jardim de uma residência privada deve ser composto por gramado. No entanto, o casal havia transformado a área em uma grande horta. Após uma longa batalha, a agricultura urbana venceu.

Conforme mostrado pelo site Mother Nature Network (MNN), esta foi a história que levou Keegan a seguir o mesmo exemplo e transformar o pequeno jardim de sua casa em uma área produtiva. “Eu queria algo que eu pudesse compartilhar com a minha comunidade e que ajudasse a incentivar novas conversas, para eu conhecer melhor os meus vizinhos e a cidade”, explicou o fotógrafo ao MNN.


Foto: Luke Keegan

Mesmo sem ter muita experiência ou prática em agricultura, o canadense deu início ao projeto. Com o tempo ele foi conhecendo mais sobre este universo através de pesquisas e troca de conhecimento com amigos e profissionais.

- Publicidade -

O primeiro passo foi construir os canteiros e espalhá-los pelo jardim. Todos os detalhes foram registrados em uma sequência de fotos. A segunda preocupação foi preencher as estruturas com adubo, plantar as sementes e instalar um sistema de irrigação.


Foto: Luke Keegan

Durante essas fases, Keegan garante que o contato com os seus vizinhos foi bastante intenso. “Eu não consigo dizer quantas pessoas do meu bairro eu conheci e conversei enquanto trabalhava na minha horta. Às vezes as pessoas param seus carros na rua e descem para conversar ou trocar sementes. Eu amo esta troca é um excelente quebra-gelo”, comentou.

- Publicidade -

O trabalho começou há dois anos e tem se fortalecido cada vez mais desde então. O canadense explica que, às vezes, a produção é tão grande que supera as suas necessidades. Assim, para evitar desperdício, ele criou uma caixa, que deixa em frente à sua casa, com o excedente, disponibilizado gratuitamente para qualquer um que passar pelo local e quiser alguns vegetais.


Foto: Luke Keegan

A horta urbana de Keegan produz diversos alimentos. Alguns exemplos são: cenoura, batata, beterraba, abóbora, folhagens diversas, alho, milho, pepino e muito mais.


Foto: Luke Keegan

Redação CicloVivo