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Motos poluem sete vezes mais que carros

Prefeitura de São Paulo afirma que uma moto pode poluir até sete vezes mais que um carro. Desde 2009 existe um programa que regulamenta a emissão de gases poluentes das motocicletas, mas a lei ainda é pouco praticada e os resultados são lentos.

Não é novidade que os veículos automotivos comuns poluem o meio ambiente. O que boa parte das pessoas desconhece é o fato de que certas motos têm a capacidade de poluir até sete vezes mais que um carro, conforme informações da Prefeitura de São Paulo.

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Desenvolver motores que reduzam a emissão de gases poluentes já é uma obrigação estipulada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente para os fabricantes. Desde 2009, tornou-se obrigatória também a vistoria de motos, para que ao menos o motor esteja sempre regulado. Porém, no ano passado das 600 mil motos registradas na capital paulista, apenas 266 mil passaram pela inspeção.

Mesmo com a fraca atuação até o momento, o padrão de motos a partir de 2009 melhorou do ponto de vista ambiental. É o que explica o coordenador do programa de inspeção veicular da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Hélio Neves, em entrevista ao programa Respirar da rede globo.

“A partir de 2003, iniciou-se o programa de melhoramento da qualidade das motocicletas produzidas e importadas no Brasil, que não existia antes, já existia para os carros desde 1988 e, para as motos, passou a acontecer a partir de 2003. Com isso, o padrão da emissão das motos novas, que saíram a partir de 2009/2010, é bastante superior ao das que eram produzidas antes, do ponto de vista ambiental, pelo menos. Com isso, a gente espera e tem certeza que, nos próximos anos, a frota vai se renovando, e a gente vai ter, então, motocicletas com melhor desempenho do ponto de vista ambiental.”

Ele afirmou, inclusive, que a informação da prefeitura de que a moto pode poluir muito mais que o carro é baseada nos resultados do programa de inspeção veicular. “Para diversos poluentes, motocicletas emitem cinco, sete ou dez vezes mais do que os carros”, afirmou Neves.

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Espera-se que até 2014 a regulamentação seja realmente cumprida. De modo que o Brasil passará a ter o mesmo nível de tolerância de países da Europa, Estados unidos e Japão. A lei Promot, de 2002 exige que a tecnologia utilizada na fabricação das motos polua o mínimo possível. Por enquanto, a prática da lei ainda é fraca.

Para o coordenador Hélio Neves a redução de emissões poluentes é simples, só é preciso regular bem o veículo, trocar as peças com a periodicidade necessária e não deixar de fazer a manutenção preventiva. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

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