- Publicidade -

RJ apresenta hostel construído com materiais sustentáveis

Os visitantes que passarem pelo Espaço Sebrae na mostra Morar Mais por Menos, no Rio de Janeiro, conhecerão o Hostel do Porto – 2014, um albergue ecossustentável construído com contêineres e outros materiais ecológicos.

Os visitantes que passarem pelo Espaço Sebrae na mostra Morar Mais por Menos, no Rio de Janeiro, conhecerão o Hostel do Porto – 2014, um albergue ecossustentável construído com contêineres.

- Publicidade -

A combinação das caixas usadas para transportar cargas permitiu a criação de dois quartos – com um beliche e uma mesa de apoio em cada um, banheiro e recepção. Móveis de madeira de demolição, revestimento de bambu e azulejos com sobras de sacos plásticos são exemplos de materiais sustentáveis utilizados no projeto. Na decoração, referências à Copa do Mundo da FIFA 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 misturados com ícones da cidade como o Corcovado e o calçadão de Copacabana.

Com preço bem mais em conta do que a construção em alvenaria – entre 27 a 37% mais barato – , a estrutura modular permite flexibilidade de montagem e transporte. No hostel, também são encontradas referências a projetos desenvolvidos pelo Sebrae no Rio de Janeiro para a inclusão produtiva de empreendedores por meio de soluções inovadoras aplicadas na região portuária.

“A proposta é mostrar uma alternativa sustentável e inovadora capaz de atender a demandas pontuais como a dos grandes eventos esportivos que acontecerão no país. O projeto também é muito criativo, e por isso combina com a cidade", assinala o gerente de Desenvolvimento Industrial do Sebrae no Rio de Janeiro, Renato Regazzi.

A Mostra Morar Mais por Menos acontece até 4 de novembro na Avenida Epitácio Pessoa, 4.866 – Lagoa. Horário de Funcionamento: Terça a Sábado: 12h às 22h. Aos domingos, das 12h às 21h. Mais informações no site oficial do evento.

- Publicidade -

Regina Mamede, da Agência Sebrae.