- Publicidade -

Feira de Sementes e Mudas Quilombolas volta ao Vale do Ribeira

Depois de 2 anos, associações quilombolas e parceiros, voltam a realizar a tradicional feira de troca de sementes e mudas

feira mudas e sementes quilombolas
Produtos dos quilombolas usados para decorar o pátio da Escola Estadual Jayme de Almeida Paiva cedido para o debate “10 anos de feira de troca de sementes e mudas tradicionais das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira” e “Território e conjuntura”. Foto: Claudio Tavares | ISA

Foi um período longo, difícil, de perdas e luto. Mas também de muita resistência. Quilombolas do Vale do Ribeira encontraram novos caminhos e superaram os tempos sombrios da pandemia da Covid-19 com ações de combate à fomedoando produtos de suas roças tradicionais a comunidades vulneráveis do Vale do Ribeira e da periferia da capital paulista.

- Publicidade -

Para celebrar os desafios e as conquistas desse período de incertezas, as associações quilombolas e seus parceiros, que formam o GT (Grupo de Trabalho) da Roça, voltam a realizar a tradicional feira de troca de sementes e mudas dos quilombos da região. Será nos dias 19 e 20 de agosto, na cidade de Eldorado (SP).

feira de sementes quilombolas
Antoninho Ursulino, do Quilombo Bombas, segurando sementes de arroz na 11ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, Eldorado. Foto: Claudio Tavares | ISA

A 13ª edição, que completa 15 anos, vai abordar a importância das roças e a relevância da garantia legal desse direito dentro do prazo de plantio. A proposta é avaliar com comunidades e o Estado de São Paulo os resultados e aprendizados de um processo mais autônomo para as autorizações de roças, trazido pela Resolução 028/2020, e como isso impacta na soberania alimentar e na geração de renda das famílias.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a resolução dispôs sobre a concessão de autorizações emergenciais para implantação de  roças de comunidades tradicionais do Estado de São Paulo.

Festa de encontros, reencontros e afetos

feira quilombolas
Grupo Cultural Puxirão Bernardo Furquim, do Quilombo São Pedro, na 12ª Feira de Trocas de Sementes e Mudas dos Quilombos do Vale do Ribeira, realizada em agosto de 2019, em Eldorado (SP). Foto: Claudio Tavares | ISA

Como em todos os anos, desde 2008, quando aconteceu a primeira edição da feira, o evento cresceu e se consolidou reunindo agricultores e agricultoras quilombolas dos municípios da região.

- Publicidade -

Além das trocas e da comercialização de sementes e mudas, acontece uma festa de encontros, reencontros, afetos e trabalho entre parceiros, companheiros e visitantes de outros povos e comunidades tradicionais e também da agricultura familiar agroecológica.

Vale ressaltar que a feira nasceu de uma demanda dos agricultores para manutenção das variedades agrícolas que estavam se perdendo em função das restrições da legislação ambiental para a feitura das roças, promovendo a troca de sementes e a circularidade de espécies entre os territórios.

feira sementes e mudas quilombolas
Benedita Santos Rocha, do Quilombo Maria Rosa, segurando milho na 11ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, Eldorado. Foto: Claudio Tavares | ISA

Assim foi criado o Grupo de Trabalho da Roça (GT da Roça), que organiza a feira e é formado pelo Instituto Socioambiental (ISA), a Eaacone (Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras), a Cooperquivale (Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira) e mais 19 associações quilombolas. O GT também conta com outros parceiros e apoiadores que se agregam em diferentes momentos.

- Publicidade -

Dona Fartura e a cultura alimentar quilombola

feira mudas e sementes quilombolas
Hermes Modesto Pereira, do Quilombo Morro Seco, segura raiz de taioba na 11ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira. Foto: Claudio Tavares | ISA

Durante a feira, que é uma das principais ações de salvaguarda do Sistema Agrícola Tradicional Quilombola do Vale do Ribeira, será lançado o livro Na companhia de Dona Fartura, uma história sobre cultura alimentar quilombola, obra coletiva que valoriza a importância da proteção dos territórios quilombolas, fundamentais para a conservação da Mata Atlântica no Vale do Ribeira (SP). Escrito por autores quilombolas e aquilombados, a publicação é uma realização do GT da Roça, ISA e Cooperquivale, com apoio da União Europeia.

No dia 19 de agosto, na parte da manhã, acontece o seminário Roça é Vida: Direitos, conquistas e demandas quilombolas com debates sobre questões que permeiam as roças e a agrobiodiversidade dos territórios quilombolas. À tarde, estão programadas oficinas temáticas – quem quiser participar, precisa realizar a inscrição no período da manhã.

feira sementes e mudas quilombolas
Hibisco, usado para fazer chá que previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. 10ª Feira de troca de sementes e mudas tradicionais das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. Foto: Claudio Tavares | ISA

No sábado, dia 20, a Praça Nossa Senhora da Guia, no centro de Eldorado, será o palco da festa das sementes e mudas, lotada de barraquinhas com os mais diferentes produtos das roças e com muitas atrações culturais. Nesse ambiente festivo se fazem as trocas e se comercializam sementes, produtos, alimentos e artesanatos.

Por Maria Inês Zanchetta – Jornalista do ISA

feira sementes e mudas quilombolas
Imagem: Divulgação

Quer ajudar os quilombolas do Brasil?

Você pode contribuir com o ISA, instituição que há décadas trabalha com ações de comunicação, articulação e mobilização política na defesa dos direitos dos povos indígenas e das populações tradicionais, como quilombolas e comunidades ribeirinhas. Os recursos serão direcionados para o Fundo de Defesa dos Direitos dos Povos, além de iniciativas para adesão de novos apoiadores.

ISA
Imagem: Reprodução | ISA