- Publicidade -

Sea Sheperd promove mutirão de limpeza na Praia do Boqueirão

Expedição que vai mapear cientificamente o perfil de detritos em 300 praias brasileiras chega a Santos, no litoral de São Paulo

expedição praias brasileiras
Resíduos coletados nas areias da praia do Cassino. Foto: Sea Shepherd

Em 2022, a Sea Shepherd Brasil deu início à sua primeira expedição terrestre, com o objetivo de mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em 300 praias brasileiras. Com o apoio da Odontoprev, a jornada começou no dia 10 de abril no Chuí e tem término previsto para agosto de 2023, no Oiapoque.

- Publicidade -

Nesta quarta-feira, dia 20 de julho, a expedição chega em Santos, litoral de São Paulo e vai promover um mutirão de limpeza e uma série de atividades de conscientização e engajamento. Este projeto é um presente nosso para o Brasil, tem a ambição de gerar muitas ondas em relação à pressão por políticas públicas e sensibilização do brasileiro. Abrir as portas do ônibus para o público em Santos, uma cidade que recentemente firmou seu compromisso pela cultura oceânica, é a nossa mensagem de sermos um projeto para o Brasil que queremos”, conta Nathalie Gil, Diretora Executiva da Sea Shepherd no Brasil.

No mutirão em Santos, previsto para se iniciar às 9hs na praia do Boqueirão, o ônibus da expedição vai ficar estacionado ao lado da Concha Acústica. Os voluntários a bordo do ônibus e a capitã do projeto, Mara Lott também estarão presentes para explicar o projeto, o dia a dia a bordo e a operação de limpezas, equipamentos usados e procedimentos.

expedição praias brasileiras
Foto: Sea Shepherd

A expedição conta com a parceria científica do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP), referência mundial no estudo sobre resíduos m​​arinhos, participando com laboratórios de primeira linha e os melhores pesquisadores na área.

“Esta parceria tem a importante ambição de realizar uma leitura abrangente e a longo prazo do perfil do lixo marinho no Brasil, considerando macro detritos e microplásticos no ambiente praial e riscos do consumo de animais marinhos, e seguindo padrões mundiais de mensuração”, explica Alexander Turra, Professor Titular do IOUSP.

- Publicidade -
expedição praias brasileiras
Coleta e estudos de resíduos começou no Rio Grande do Sul e vai até o Oiapoque. Foto: Sea Shepherd

Atualmente, o Brasil despeja diariamente 890 toneladas de plásticos nos oceanos (Oceana, 2021), e é o sexto país que mais descarta plásticos nos oceanos em todo o mundo (Our World In Data, 2021).

Além das redes sociais da Sea Shepherd Brasil (@seashepherdbrasil) e Odontoprev (@odontoprevoficial), o site oficial da campanha trará novidades sobre o percurso, um mapa que aponta o itinerário e eventuais recrutamentos de voluntários para fazer parte da jornada. Para acompanhar, acesse www.ondaslimpasnaestrada.org.br.

expedição praias brasileiras
ônibus que vai servir de casa para a equipe da expedição Ondas Limpas na Estrada. Foto: Sea Shepherd

Mutirão especial do Ônibus Ondas Limpas na Estrada

  • Onde? Praia do Boqueirão, em Santos (Canal 2 – próximo à Concha Acústica)
  • Quando? 20/07/2022, das 9hs às 13hs
  • Como participar? Faça seu cadastro AQUI. 

Agenda do evento

  • 9h00 Alongamento, centramento e brief da ação + educação ambiental
  • 9h30 Início da coleta de limpeza
  • 10h30 Parada para snacks e hidratação
  • 10h45 Início gincana de separação e pesagem de resíduos
  • 12h00 Roda de conversa e reflexão
  • 12h30 Visita ao Ônibus Ondas Limpas apresentação do projeto e fechamento

- Publicidade -