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Brasileiros querem criar carros mais leves para emitir menos carbono

Estudos internacionais mostraram que usar alumínio, ao invés de aço, na produção de carros, deixa os automóveis mais leves, econômicos e menos poluentes. A empresa brasileira Greenworks embarcou nessa ideia e construiu um protótipo nesses padrões.

Para que os automóveis sejam realmente mais eficientes e menos poluentes, não basta apenas modificar o tipo de combustível, é necessário diminuir o seu peso. Para que isso seja possível, diversas empresas estudam a substituição de alguns materiais pesados, por outros mais leves, como o alumínio, por exemplo.

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Os brasileiros embarcaram nessa ideia de transformar os carros. A empresa Greenworks, localizada na cidade de Jaguariúna, em SP, é especializada em engenharia automotiva e desenvolveu um protótipo capaz de rodar 20 km com apenas um litro de etanol. O principal motivador da empresa para essa criação foram os resultados de alguns estudos internacionais. Eles mostraram que a cada 1 kg de alumínio, usado para substituir aço ou ferro, os carros podem deixar de emitir 20 kg de CO2.

O Cid, modelo criado pela Greenworks, foi apresentado em junho deste ano, na Challenge Bibendum, uma mostra ocorrida no Rio de Janeiro, que reuniu tecnologias automotivas sustentáveis. O protótipo mede três metros de comprimento e é movido a etanol. A empresa espera poder criar também um modelo elétrico, para reduzir ainda mais as emissões do carro.

Alfredo Nuti, o diretor da Greenworks, explicou que o protótipo pesa cerca de 600 kg, enquanto os carros populares pesam em média 1.000kg. Essa diferença permite a redução de 20% a 30% no consumo de combustível e, consequentemente, nas emissões de gases de efeito estufa.

A expectativa é de que o Cid fique pronto oficialmente até o final deste ano, e que em breve ele possa ser comercializado no Brasil. O valor estimado para o mercado é de R$30 mil a R$40 mil.

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Essa preocupação não é exclusiva dos brasileiros, nos Estados Unidos existem metas de reduções que visam a construção de carros que pesem somente 200kg, no Japão as metas são ainda mais altas.

Os benefícios de trocar peças pesadas por outras feitas de alumínio, não estão relacionados somente ao peso do carro e à economia de combustível, mas possibilita também a reciclagem de quase 90% dessas peças automotivas.

Com informações do Estadão

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