- Publicidade -
jardins espaços pequenos
Foto: Pixabay

Pode parecer inviável criar um pequeno jardim em uma casa pequena, mas com os cuidados certos, é possível produzir as próprias ervas ou frutos. A jardinagem é muito divertida, mas infelizmente nem todos são abençoados com um quintal para fazê-lo.

- Publicidade -

Com um pouco de criatividade, porém, você pode fazer jardinagem em peitoris, varandas, bancadas de cozinha e muito mais. Confira algumas dicas para ter seu jardim, mesmo sem ter muito espaço!

Dica 1: aproveitar ao máximo a luz do sol

jardins espaços pequenos
Foto: iStock

A luz solar é uma das coisas mais importantes a considerar quando se trata de praticamente qualquer planta. “Quando você não tem muito espaço para crescer, é preciso ter cuidado com a luz do sol. Todas as plantas precisam de sol para fotossintetizar e se manterem saudáveis”, diz Amy Pennington, escritora de jardinagem e autora de Tiny Space Gardening.

“Mova os vasos ao ar livre quando o tempo ficar quente e gire as plantas ao redor do espaço à medida que o caminho do sol muda ao longo de um ano.”

Dica 2: começar com plantas de alto rendimento

tomilho
Tomilho. Foto: Pixabay

Os rabanetes são deliciosos, mas você dedica bastante espaço e tempo para produzir apenas uma planta. Escolha plantas que aproveitem ao máximo seu pequeno espaço.  “Sugiro cultivar plantas que serão usadas com frequência, mas em pequenas quantidades”, diz Pennington.

- Publicidade -

As ervas geralmente gostam de ser podadas de qualquer maneira, pois promovem um melhor crescimento. Então, se você gosta de cozinhar com tomilho e alecrim frescos, cultive-as. 

Dica 3: escolher bem o tamanho dos vasos

jardins espaços pequenos
Foto: Pixabay

Comprar vasos pode ser estressante. “Nem todas as plantas se dão bem em vasos pequenos que cabem em peitoris e bancadas. A maioria das plantas precisa de espaço para as pernas para esticar suas raízes”, diz Pennington.

“Tente plantar em um vaso um pouco maior do que a planta realmente precisa.” Muitas mudas você realmente precisa cultivar em pequenos vasos e depois transfere para um espaço maior. Mas se você usar um vaso maior, estará dando a mais plantas jovens uma chance melhor de crescer e atingir a maturidade. E poderá manter ela neste lugar por muito tempo.

- Publicidade -

Dica 4: alimentar suas plantas

adubo plantas
Foto: Pixabay

É muito importante fertilizar ou alimentar suas plantas porque elas precisam de nutrientes para prosperar. “Os recipientes são continuamente lavados (da rega), por isso é importante mantê-los em um horário regular de alimentação”, explica Pennington.

Isso é equivalente a imitar suas condições naturais do solo dentro dos limites de seus vasos. A dica é usar fertilizantes orgânicos, como o húmus de minhoca ou o bioferilizante de composteiras domésticas que pode ser misturado à água da rega na proporção de 1 medida de biofertilizante para 10 medidas de água.

Dica 5: regar na medida certa

plantas ervas
Foto: Pixabay

É fácil regar demais sua planta, especialmente quando ela está em um vaso. “Muita ou pouca água imediatamente estressará uma planta. Faça sua pesquisa sobre cada família de plantas para que você possa entender o que a planta precisa”, sugere Pennington.

Por Casa.com.br

plantas janela
Foto: Pixabay

LEIA MAIS: