- Publicidade -

Hortas orgânicas nutrem crianças de escolas em Jundiaí

Alimentos frescos e livres de agrotóxicos garantem refeições saudáveis no interior paulista.

alimentação Jundiaí
Horta Vale Verde. | Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde 1997, o projeto “Vale Verde” visa melhorar a qualidade de vida dos alunos matriculados na rede municipal e estadual de ensino em Jundiaí, interior de São Paulo, por meio de uma alimentação saudável e isenta de agrotóxicos. A cidade também é a primeira a acrescentar PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) nas refeições.

- Publicidade -

Além dos plantios dentro das unidades escolares, há uma horta orgânica principal, localizada na Etec Benedito Storani. Tal horta possui uma área de 15 mil metros quadrados de área cultivável – sendo responsável pelo principal abastecimento das escolas.

alimentação Jundiaí
Horta da EMEB Hermenegildo Martinelli Comendador. | Foto: Prefeitura de Jundiaí

O projeto é reconhecido nacionalmente e a horta certificada pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA).

Segundo a prefeitura de Jundiaí, a produção atende todas as escolas municipais com produtos como rúcula, alface, cheiro verde, couve e PANC como vinagreira, ora-pro-nóbis, moringa, entre outras. As refeições das unidades integrais de Educação Infantil I recebem quase 100% da produção, e as demais escolas recebem quase 60%.

O espaço de cultivo também recebe os pequenos estudantes, de forma a inserir a importância dos alimentos frescos, orgânicos e saudáveis. É uma forma deles verem na prática de onde vem os alimentos e parte do trabalhado realizado até que uma simples alface chegue na mesa.

- Publicidade -
alimentação Jundiaí
Contato direto das crianças com a horta da EMEB Aparecido Garcia. | Foto: Prefeitura de Jundiaí

“Ao ajudar no cultivo da horta, as crianças aprendem sobre a importância de uma dieta variada e o objetivo é que, em 2023, 100% das escolas municipais contem com as suas próprias. Inserimos hortaliças e alimentos de boa qualidade desde a Educação Infantil I”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Pancs Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

À frente destas ações, está o Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), da Unidade de Gestão de Educação da cidade.

Áreas públicas viram horta

Jundiaí horta
Foto: Arquivo Prefeitura de Jundiaí

Outro trabalho interessante realizado em Jundiaí é a disponibilização de terrenos públicos ociosos para a criação de hortas comunitárias urbanas. O programa visa promover a segurança alimentar, gerar fonte de renda alternativa para a população e estimular o surgimento de áreas hoje sem uso em ambientes mais agradáveis de se viver. Saiba mais aqui.

- Publicidade -

LEIA MAIS: