- Publicidade -

Lei em Las Vegas obriga troca de gramados por paisagismo do deserto

O uso de água para conservação da grama é o maior destino da água potável na cidade norte-americana

gramados e paisagismo do deserto
Fotos: SNWA

Em meio a onda de calor recorde, o estado de Nevada, nos Estados Unidos, tomou a decisão radical de abandonar os gramados para ajudar a conservar água. De acordo com a companhia de saneamento Las Vegas Water Authority, o uso de água para conservação de gramados é o maior destino da água potável na cidade de Las Vegas e seus arredores.

- Publicidade -

A cidade já retirou mais de 350 mil metros quadrados de grama de propriedades públicas desde o início de 2022, quando o estado de Nevada proibiu a chamada “grama não funcional”. Os gramados foram retirados de canteiros, rotatórias e complexos comerciais.

A nova lei em Las Vegas exige a remoção da grama “não funcional” e também a troca por um paisagismo favorável ao clima do deserto. “A grama será completamente eliminada e substituída por árvores e plantas irrigadas por gotejamento”, afirma Bronson Mack, da Las Vegas Water Authority. Segundo a empresa, os gramados necessitam de quase quatro vezes mais água do que um jardim com plantas adaptadas ao deserto.

As autoridades estimam que existam mais de 20 mil quilômetros quadrados de gramados “não funcionais” na cidade. Se toda Las Vegas aderisse ao programa, poderiam ser poupados cerca de 45 milhões de metros cúbicos de água.

Esta lei é a primeira desse tipo no país e pode ser um dos esforços mais dramáticos para conservar a água até o momento. Embora muitos possam considerar isso extremo, os impactos das mudanças climáticas estão piorando e as crescentes secas representam uma ameaça para humanos, animais e meio ambiente. Desperdiçar água para manter a grama verde passa a ser totalmente descabido dentro deste cenário.

- Publicidade -

Programa de incentivo

A Southern Nevada Water Authority também criou um programa de incentivo para seus habitantes, oferecendo cerca de $30,00 dólares por cada metro quadrado de gramado substituído por paisagismo do deserto. A empresa fornece ainda uma consulta e avaliação gratuita do projeto de paisagismo dos jardins de seus moradores e divulga sugestões de plantas e fornecedores que podem ser utilizados.

paisagismo feito com plantas do deserto
Paisagismo feito com plantas do deserto | Foto: Simeon87 / Wikimedia Commons (CC3.0)

Crise hídrica

O Lago Mead, que abastece os estados do Arizona e Nevada, é o maior do país em termos de capacidade de água. A região depende dele para 90% de sua água potável. No entanto, o lago está com nível de água criticamente abaixo do normal. O estado implementou fiscais de desperdício de água que patrulham os bairros, anotando quem está regando quando e quanto dessa água vai pelo ralo. 

Também foi aprovada em Las Vegas uma lei que proíbe a construção de piscinas grandes, já que elas são imensas consumidoras de água. Existem atualmente cerca de 200 mil piscinas na cidade.

- Publicidade -