- Publicidade -
instrumentos escrita
Foto: Thought Catalog | Unsplash

Itens como canetas, canetinhas, lápis, marcadores e lapiseiras são utilizados diariamente por uma grande quantidade de pessoas, mas você já refletiu sobre o que acontece com esses materiais depois que são jogados no lixo? Pensando nisso, em 2012 a Faber-Castell, em parceria com a TerraCycle, lançou o Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita, que possibilita com que esses resíduos tenham uma nova vida por meio da reciclagem.

- Publicidade -

A partir dos mais de 5 mil pontos de coleta em todo o país – presentes em escolas, empresas, condomínios, cooperativas, ONGs, entre outros locais -, o programa já atingiu a marca de 2,2 milhões de itens coletados. Caso esses materiais fossem enfileirados, daria para subir mais de 100 vezes no Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil.

Tal marco histórico só foi possível graças ao engajamento dos consumidores que participam ativamente do programa, por meio do descarte dos produtos nos pontos de coleta (cuja lista está disponível no site do programa ou enviando instrumentos de escrita usados diretamente para reciclagem da Terra Cycle: também no site do programa é possível fazer o cadastro para envio gratuito de itens pelos Correios.

faxina no armários
Foto: iStock

A cada unidade enviada para o programa, os participantes recebem pontos bônus, que são convertidos em doações financeiras para entidades sem fins lucrativos ou escolas públicas indicadas pelas próprias equipes de coleta. Por isso, muitas dessas organizações não somente participam ativamente, como também são elegíveis para receber a bonificação. Vale ressaltar ainda que o programa recolhe instrumentos de escrita de qualquer marca. 

“Estamos muito satisfeitos em ver o sucesso que obtivemos com o programa ao longo dos últimos anos e com o impacto que as ações podem ter para conscientizar as pessoas da importância da preservação ambiental. Como empresa, nos sentimos responsáveis por contribuir com a destinação adequada dos materiais de escrita”, diz Flavia Giordano, diretora de Marketing da Faber-Castell. “E estamos felizes em atingir uma marca tão importante, mesmo em período de isolamento social”, complementa.

- Publicidade -
canetinhas
Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM