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pilates
Foto: Divulgação

Prática que vem aumentando a cada dia seus adeptos, o pilates está se tornando mais popular entre diversos públicos, como idosos, atletas, dançarinos ou pessoas em reabilitação. Segundo levantamento da fabricante de equipamentos Metalife, realizado em 2019, estima-se que existam pelo menos 40 mil estúdios de pilates no Brasil.

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Os benefícios do pilates para o corpo são diversos. Saiba mais no texto abaixo.

O que é pilates

O pilates é um método de exercícios criado por Joseph Pilates, durante 1ª Primeira Guerra Mundial, para ajudar na reabilitação de soldados feridos. A prática é focada no fortalecimento muscular, flexibilidade, desenvolvimento e coordenação do corpo.

pilates benefícios
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Muitos dos exercícios contribuem para eliminar as tensões e desequilíbrios da coluna cervical e os exercícios abdominais dão estabilidade e flexibilidade para a coluna. Além dos benefícios físicos, há boas razões para acreditar que esse método traz também efeitos positivos para o cérebro – confira.

Para Júlio César Nunes, Coordenador Técnico da AYO Fitness Club, a atividade ainda serve também como terapia e fisioterapia.

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Benefícios do pilates

“O pilates traz maior flexibilidade ao corpo, fazendo com que exercícios do dia a dia fiquem mais práticos, como amarrar os sapatos ou vestir uma calça. Os alunos conseguem ver com pouco tempo também melhoras de dor nas costas, aumento de força e até redução de estresse diário, por focar na concentração e respiração na hora dos movimentos”, explica Júlio César.

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Os exercícios feitos durante uma aula de pilates auxiliam especificamente as necessidades de diversos públicos diferentes. Para os idosos, por exemplo, melhora o equilíbrio e previne quedas. Para as gestantes, a prática fortalece os músculos do core e do assoalho pélvico, responsáveis pela sustentação da coluna e da barriga durante a gestação.

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Aos que gostam de correr, o pilates estimula movimentos globais do corpo, tornando a caminhada algo mais simples e melhor executada. Outro benefício indireto é o aumento do prazer na hora do sexo. “Como o pilates trabalha bastante a musculatura do assoalho pélvico, as mulheres tendem a ter mais prazer na relação sexual”, pontua o coordenador técnico da AYO.

Adequações

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Dependendo do público, os exercícios podem sofrer variações, como por exemplo para crianças ou pessoas em reabilitações de lesões. “Nos casos das lesões na coluna, os médicos estão indicando o pilates, pois fortalece o core e melhora consideravelmente a postura do aluno, pois faz com que as curvas da coluna sejam respeitadas”, afirma Júlio César.

Mat Pilates

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Outra adequação do pilates é o Mat Pilates. O diferencial da modalidade é a não utilização de equipamentos (no máximo, acessórios). Os exercícios são realizados em mat’s (tapetes no chão), e os praticantes se utilizam apenas o peso do corpo. No Mat Pilates – ou Pilates Solo – os músculos são trabalhados duplamente, pois são alongados e tonificados nos mesmos exercícios, trazendo benefícios como melhora do sono e alívio de dores.

O mat pilates é uma das modalidades que vão estar disponíveis na nova unidade da AYO, na Beira-Mar, que já está em fase final de obras e tem previsão para inauguração em maio.

Acompanhamento

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Como toda atividade física, é imprescindível o acompanhamento de um profissional capacitado durante as sessões e exercícios. No Brasil, é permitido que fisioterapeutas, educadores físicos e bailarinos deem aulas. Para prática com objetivo de reabilitação de lesão, o ideal é que seja feito com um fisioterapeuta.

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